na cidade

23 atividades gratuitas para fazer este fim de semana no concelho de Oeiras

Dezembro começa em grande. Há iniciativas musicais, artísticas, culturais e infantis. Siga uma ou várias das nossas sugestões.
Visite os mercados de rua locais.

O primeiro fim de semana de dezembro traz muito para fazer, conhecer e visitar no concelho de Oeiras. Estamos oficialmente em contagem decrescente para o Natal e já não dá para escapar às músicas, decorações e iluminações natalícias que nos fazem sentir o espírito da quadra um pouco por toda a parte.

O ambiente típico da época também já chegou ao Oeiras Parque. Aproveite os próximos dois dias para ir com os miúdos até ao centro comercial conhecer o Pai Natal, que estará naquele espaço até 24 de dezembro para felicidade dos mais pequenos. Mas há mais. Um presépio em grande escala e uma aldeia de Natal feita em cartão são outras das atrações natalícias do espaço que toda a família vai gostar de conhecer. 

Se está a pensar comprar alguns presentes e até produtos gastronómicos para os jantares das próximas semanas no comércio local, aproveite os mercados de Natal que vão acontecer em vários fins de semana do mês de dezembro. Vai encontrar uma oferta diversificada de pequenas marcas, artesãos e produtores da região que vale a pena conhecer. No sábado, dia 3, pode passar pela Feira de Artesanato de Paço de Arcos, na Praceta Dionísio Matias, que neste dia terá uma edição especial de Natal. 

Já no domingo, dia 4, acontece mais uma edição do Indie Market, nos Nirvana Studios, que neste dia estará a recolher brinquedos que serão depois distribuídos pelos miúdos da Casa da Fonte, um centro de acolhimento temporário da Santa Casa da Misericórdia. Para isso conta com a ajuda dos clubes Motards de Oeiras que irão recolher os brinquedos nos expositores do mercado e, posteriormente, fazer a sua distribuição, a 11 de dezembro, onde os motards estarão vestidos de Pai Natal. Esta é uma iniciativa que tem como objetivo envolver a comunidade no mercado e apoiar instituições locais. 

Conheça as várias atividades que poderá fazer este fim de semana no concelho de Oeiras, seja para ir sozinho, com amigos ou família. Há iniciativas para todos os gostos. 

Sábado

9 às 18 horas — Exposição “+Mulher” para visitar na alameda do Parque dos Poetas, em Oeiras. 

9 às 19 horas  — Natal na Viplant. Visite a mini cidade nórdica que o garden centre construiu na entrada da loja para encantar os visitantes. 

9 às 19 horas — “Girafa Lavoisier”, escultura criada a partir de chinelos de borracha retirados do oceano, para visitar no Núcleo Central do Taguspark.

9 às 19 horas — Exposição “Lápis-Lazúli” do artista contemporâneo português DaCosta, patente no Núcleo Central do Taguspark.

9h30 às 18 horas — Feira de Artesanato de Paço de Arcos (edição de Natal), na Praceta Dionísio Matias. 

10 horas ao meio dia — Treino de rugby para todas as idades, no Centro de Alto Rendimento do Jamor, no campo de rugby sintético, com orientação de treinadores do Oeiras Rugby Clube. Para praticar, basta aparecer equipado com roupa desportiva e vontade de treinar. 

10 às 17 horas — Exposição “Insetos em Ordem”, no Edifício 51 da Fábrica da Pólvora, em Barcarena.

10 às 18 horas — Exposição “Ciência para o Mundo”, nos Jardins do Palácio Marquês de Pombal, em Oeiras. 

10 às 23 horas — Visitar o Pai Natal, a aldeia de Natal e o presépio realista no centro comercial Oeiras Parque.

10h30 — Teatro sensorial para bebés, na Biblioteca Municipal de Oeiras. Espetáculo desenvolvido por Estação das Letras, com a duração de 40 minutos, para famílias com bebés a partir dos seis meses. Pode inscrever-se através do email maria.dornellas@nulloeiras.pt ou do número 214 406 340.

11 horas — Sessão de autógrafos de Raul Minh’Alma no Continente do Oeiras Parque.

11 às 17 horas — Exposição e venda de Natal da CERCIOEIRAS, na Livraria-Galeria Municipal Verney, em Oeiras.

11h30 — “Mercadinis” no Mercado de Algés. Uma iniciativa realizada pelos animadores da Associação Cultural e Artística Matraca, que vão divertir os visitantes captando os seus movimentos e ações, de forma a proporcionar momentos de descontração e alegria.

14 às 19 horas — Livraria solidária Book-a-Wish, que pode conhecer apenas aos sábados à tarde, em Linda-a-Velha.

15 horas — Conversa “Vamos falar de sexo?” conduzida pela sexóloga Marta Crawford e curadora da exposição “Amor Veneris — Viagem ao Prazer Sexual Feminino”, no Palácio Anjos, em Algés. 

15 horas — Concerto de música ligeira pelo grupo “Os Grisalhos”, com apresentação de músicas dos anos 60 até aos nossos dias, inserido no projeto “Abraço com Música”, que leva momentos musicais a lares e centros de dia do concelho de Oeiras. Decorre na Livraria-Galeria Municial Verney, em Oeiras. 

15 às 21 horas — Ver os jogos do Mundial na Carnaxide Fan Zone

21 horas — Concerto de Natal do Coro de Santo Amaro de Oeiras, na Igreja Matriz de Oeiras, no Largo 5 de Outubro, em pleno centro histórico da vila.

21h30 — Concerto “A paz na Europa — Bom Tempo”, com os músicos do Tejo, na Igreja Matriz de Paço de Arcos, inserido no XV West Coast — Festival de Música Antiga de Oeiras.

Domingo 

9 às 14 horas — Indie Market nos Nirvana Studios, em Barcarena. Mercado com produtos gastronómicos frescos, pão artesanal, doces, mel e muito mais, além de peças de design e artesanato de autor, acessórios de moda, livros, antiguidades, exposições e experiências. 

9 às 19 horas  — Natal na Viplant. Visite a mini cidade nórdica que o garden centre construiu na entrada da loja para encantar os visitantes. 

10 às 17 horas — Exposição “Insetos em Ordem”, no Edifício 51 da Fábrica da Pólvora, em Barcarena.

9 às 18 horas — Exposição “+Mulher” para visitar na alameda do Parque dos Poetas, em Oeiras. 

10 às 18 horas — Exposição “Ciência para o Mundo”, nos Jardins do Palácio Marquês de Pombal, em Oeiras. 

10 às 23 horas — Visitar o Pai Natal, a aldeia de Natal e o presépio realista no centro comercial Oeiras Parque.

10h30 às 18h30 — “Xadrez na Fábrica da Pólvora”, prática livre em tabuleiro gigante.  

15 às 21 horas — Ver os jogos do Mundial na Carnaxide Fan Zone

16 horas — Conversa sob o tema “Conservação e restauro na Fábrica da Pólvora” no Museu da Pólvora Negra, em Barcarena, com Francisco Zambujo, Filipa Cláudio, Fernando Valério e Matthias Tissot. Segue-se uma visita guiada às reservas do Museu da Pólvora Negra. Para mais informações envie email para fabricadapolvora@nulloeiras.pt.

19 horas —  Entrega de prémios do concurso de fotografia sob o tema “Oeiras, Património e Jardins”, que esteve a decorrer entre julho e outubro, promovido pelo Grupo de Amigos do Museu da Pólvora Negra, em parceria com o Município de Oeiras. As fotografias vencedoras poderão depois ser vistas numa exposição que estará patente no restaurante Maria Pimenta, a partir de segunda-feira, dia 5 de dezembro.

Se quiser ir até à Viplant, este fim de semana, para sentir a magia do Natal, carregue na galeria para ficar a conhecer a rua nórdica que o espaço criou e alguns elementos de decoração natalícia que pode comprar na loja. 

ver galeria

MAIS HISTÓRIAS DE OEIRAS

AGENDA