na cidade

23 atividades gratuitas para fazer este fim de semana no concelho de Oeiras

As iniciativas culturais, infantis, musicais, gastronómicas e natalícias multiplicam-se nos dias 10 e 11 de dezembro.
Aproveite para passear e ver as luzes de Natal.

Faltam duas semanas para o Natal e, provavelmente, ainda não tem todos os presentes comprados. Se quer fugir da confusão dos centros comerciais nesta altura, aproveite para visitar feiras e mercados locais, onde vai encontrar produtos gastronómicos, artesanato e muito mais. Se preferir um programa mais cultural para fazer com amigos, há várias exposições que pode visitar gratuitamente.

E se, por outro lado, quer entreter os miúdos, também há atividades pensadas para eles. Pelo meio, há o jogo de Portugal este sábado, dia 10, nos quartos de final do Campeonato do Mundo de Futebol, e pode vê-lo num ambiente coletivo na Fan Zone de Carnaxide, ou num dos outros spots que a NiO sugere.

Não perca também as exposições e espaços do concelho dedicados à época natalícia. Visite-os com a família e passeie pelas ruas do concelho para ver as iluminações de Natal, acesas desde a passada terça-feira, dia 6 de dezembro, para entrar no verdadeiro espírito da quadra. 

Conheça as várias atividades que poderá fazer este fim de semana no concelho de Oeiras, seja sozinho, com amigos ou família. 

Sábado

9 às 18 horas — Exposição “+Mulher” para visitar na alameda do Parque dos Poetas, em Oeiras, até 31 de dezembro. 

9 às 19 horas  — Natal na Viplant. Visite a mini cidade nórdica que o garden centre construiu na entrada da loja para encantar os visitantes. 

9 às 19 horas — “Girafa Lavoisier”, escultura criada a partir de chinelos de borracha retirados do oceano, para visitar no Núcleo Central do Taguspark.

9 às 19 horas — Exposição “Lápis-Lazúli” do artista contemporâneo português DaCosta, patente no Núcleo Central do Taguspark.

9h30 às 18 horas — Feira de Artesanato de Paço de Arcos (edição de Natal), no Jardim Municipal de Paço de Arcos. 

10 horas ao meio-dia — Tour fotográfico “No Reino dos Cogumelos”, uma oficina de fotografia e identificação de cogumelos, criada e orientada por Diogo Oliveira, num percurso destinado à observação da diversidade dos mesmos, na Serra de Carnaxide. A atividade insere-se no programa “Agenda da Natureza”, promovido pelo munícipio. Inscrições para 210977459 ou dga@nulloeiras.pt.

10 horas ao meio dia — Treino de rugby para todas as idades, no Centro de Alto Rendimento do Jamor, no campo de rugby sintético, com orientação de treinadores do Oeiras Rugby Clube. Para praticar, basta aparecer equipado com roupa desportiva e vontade de treinar. 

10 às 17 horas — Exposição “Insetos em Ordem”, no Edifício 51 da Fábrica da Pólvora, em Barcarena.

10 às 18 horas — Exposição “Ciência para o Mundo”, nos Jardins do Palácio Marquês de Pombal, em Oeiras, até 14 de dezembro.

10 às 20 horas — “Natal no Mercado“, no Mercado Municipal de Oeiras, onde pode visitar a exposição “Coleção de Presépios Rei Pereira” com 150 exemplares. 

10 às 23 horas — Visitar o Pai Natal, a aldeia de Natal e o presépio realista no centro comercial Oeiras Parque.

10h30 —  Espetáculo “Na minha banheira cabe o mundo”, desenvolvido por Estação das Letras, para famílias com bebés a partir dos seis meses. Decorre na Biblioteca Municipal de Carnaxide, com a duração de 45 minutos. 

11 às 17 horas — Exposição e venda de Natal da CERCIOEIRAS, na Livraria-Galeria Municipal Verney, em Oeiras.

11 às 19 horas — “Maior presépio de Oeiras”, exposto no átrio da Piscina Oceânica, com nove mil peças. 

11 às 19 horas — Oeiras Market no Templo da Poesia, no Parque dos Poetas. 

14 às 19 horas — Livraria solidária Book-a-Wish, que pode conhecer apenas aos sábados à tarde, em Linda-a-Velha.

15 às 21 horas — Ver os jogos do Mundial na Carnaxide Fan Zone. Às 15 horas joga Portugal contra Marrocos, e às 19 horas é a vez de Inglaterra e França, para os quartos de final do campeonato. 

15h30 — Workshop “Decorações de Natal” na Livraria-Galeria Municipal Verney, em Oeiras. Implica uma inscrição prévia para livraria.verney@nulloeiras.pt ou 214 408 329.

17 horas — Workshop “Doces de Natal” na Livraria-Galeria Municipal Verney, em Oeiras, onde os participantes vão aprender a confeção de doces tradicionais, típicos desta quadra, seguida de degustação. Implica uma inscrição prévia para livraria.verney@nulloeiras.pt ou 214 408 329.

17 horasConversa “Intimidade sexual — comunicação íntima”, no âmbito da exposição “Amor Veneris — Viagem ao Prazer Sexual Feminino”, com Marta Crawford, a psicóloga Luísa Pedroso de Lima e a escritora Cristina Carvalho com moderação de jornalista do “Gerador”. A entrada é livre, mas está sujeita à lotação da sala.

17 horasAtuação do grupo juvenil “Mais Música”, do Coro Santo Amaro de Oeiras, no Oeiras Parque.

Domingo 

9 às 19 horas  — Natal na Viplant. Visite a mini cidade nórdica que o garden centre construiu na entrada da loja para encantar os visitantes. 

10 às 17 horas — Exposição “Insetos em Ordem”, no Edifício 51 da Fábrica da Pólvora, em Barcarena.

9 às 18 horas — Exposição “+Mulher” para visitar na alameda do Parque dos Poetas, em Oeiras. 

10 às 18 horas — Feira de Rua e exposição de arte, na Rua Arthur Brandão, em Nova Oeiras. 

10 às 18 horas — Exposição “Ciência para o Mundo”, nos Jardins do Palácio Marquês de Pombal, em Oeiras. 

10 às 20 horas — “Natal  no Mercado“, no Mercado Municipal de Oeiras, onde pode visitar a exposição “Coleção de Presépios Rei Pereira” com 150 exemplares. 

10 às 23 horas — Visitar o Pai Natal, a aldeia de Natal e o presépio realista no centro comercial Oeiras Parque.

11 às 19 horas — “Maior presépio de Oeiras”, exposto no átrio da Piscina Oceânica, com nove mil peças. 

11 às 19 horas — Oeiras Market no Templo da Poesia, no Parque dos Poetas. 

17 horas — Concerto comentado “A música no tempo de Marquês de Pombal”, pelo maestro José Soares, no Auditório Municipal César Batalha, em Oeiras. 

Se está a pensar ir até ao Mercado Municipal de Oeiras, este fim de semana, para participar no evento “Natal no Mercado”, onde se inclui a “Coleção de Presépios Rei Pereira”, carregue na galeria para ficar a conhecer alguns dos exemplares que poderá observar por lá. 

ver galeria

MAIS HISTÓRIAS DE OEIRAS

AGENDA