Este vai ser um fim de semana recheado de mercados e feiras para visitar no concelho de Oeiras. Alguns dedicados a produtos de artesanato, onde poderá “despachar” já alguns presentes de Natal, outros mais ligados à gastronomia. Deste último género, poderá escolher que tipo de iguarias lhe chamam mais a atenção: produtos de fumeiro ou sabores vindos das ilhas.
Entre esta sexta-feira, 24 de novembro, e domingo, dia 26, o Mercado Municipal de Oeiras recebe a segunda edição do “Mercado Açores e Madeira“. Há provas de vinhos, workshop de ponchas e também de broas e bolachas madeirenses. Não vão faltar também momentos musicais e muitos artigos disponíveis para levar para casa.
Se a sua perdição, por outro lado, são queijos e enchidos vindos de Lamego, Serra da Estrela, Mirandela, Bragança e Viana do Castelo, então talvez prefira ir até Porto Salvo, visitar a Feira do Fumeiro. O evento realiza-se no parque da SIMPS — Sociedade de Instrução Musical de Porto Salvo até domingo, 26 de novembro.
Conheça todas as atividades que pode fazer, visitar, conhecer e experimentar nos próximos dois dias, no concelho de Oeiras.
Sábado
Todo o dia — Exposição de fotografia “Oeiras na Jornada Mundial da Juventude” no Parque dos Poetas (fase 2).
9 às 13 horas — Feirinha de Natal, na Rua do Comércio (Bairro da Auto-Construção), em Porto Salvo, com artesãos locais.
9 às 17 horas — Mercado de Natal CERCIOEIRAS na Livraria-Galeria Municipal Verney.
9 às 19 horas — Exposição “All in my head” de Binau no Núcleo Central do Taguspark. Até 30 de novembro.
10 às 12 horas — Ação de voluntariado ambiental: plantação de espécies autóctones, na Quinta de Recreio dos Marqueses de Pombal, em Oeiras. A atividade faz parte do programa “Agenda da Natureza”, promovido pelo município e orientado pela Divisão de Gestão Ambiental. O objetivo é atrair populações de uma espécie de borboleta (Melitaea Aetherie) através da plantação da alcachofra (Cynara cardunculus), a sua planta hospedeira. Inscrições através do número 210977459 ou email dga@nulloeiras.pt.
10 às 18 horas — Mercado da Linha no Parque Urbano de Miraflores, com moda, bijuteria, artesanato e produtos gourmet.
10 às 18 horas — Carnaxide Market, no Jardim de Carnaxide, com produtos frescos e biológicos, artesanato e iguarias.
10 às 22 horas — Mercado Açores e Madeira no primeiro piso do Mercado Municipal de Oeiras.
10 horas à meia-noite — Feira do Fumeiro em Porto Salvo.
11 às 17 horas — Exposição “A Face das Músicas — Partituras do Arquivo Ephemera”, no Centro Cultural do Palácio do Egipto, em Oeiras. Até 15 de dezembro.
15h30 — Espetáculo “O incrível rapaz que comia livros”, na Biblioteca Municipal de Algés. Uma peça cheia de cor e música, para miúdos a partir dos três anos. Inscrições através do email vera.nunes@nulloeiras.pt ou do número 210 977 480.
18 horas — Inauguração da Árvore de Natal, em Porto Salvo, que foi decorada com quadrados de croché feitos pela comunidade. O ponto de encontro é em frente ao edifício do mercado de Porto Salvo e da Junta de Freguesia, num evento aberto a todos. De acordo com a organização, o momento vai contar com distribuição de cacau quente pelos presentes e será animado com música de Natal.
21 horas — Espetáculo de dança “Quebra-Nozes” pelo Estúdio de Dança de Carnaxide, no Auditório Municipal Ruy de Carvalho. Cada entrada é equivalente a um presente que levar (para oferecer a instituições infantis).
Domingo
Todo o dia — Exposição de fotografia “Oeiras na Jornada Mundial da Juventude” no Parque dos Poetas (fase 2).
9 às 18 horas — Feira de velharias no Jardim Municipal de Algés.
10 às 17h30 — Mercado no Parque, localizado na Alameda Almeida Garrett, no Parque dos Poetas.
10 às 18 horas — Mercado Açores e Madeira no primeiro piso do Mercado Municipal de Oeiras.
10 às 18 horas — Mercado da Linha no Parque Urbano de Miraflores, com moda, bijuteria, artesanato e produtos gourmet.
10 às 20 horas — Feira do Fumeiro em Porto Salvo.
11 horas — Concerto “História de Música e Música com História” orientado pela Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras (OCCO), com obras de Tchaikovsky. Decorre no no Palácio do Marquês de Pombal, em Oeiras.
11 horas — Oficina de artes plásticas: “Casa na árvore: construções simbólicas”, no Palácio Anjos, em Algés. Atelier para famílias com miúdos dos seis aos dez anos, inserido na programação paralela da exposição “água. e a casa é o mundo” de Carlos Nogueira, patente no espaço. Para se inscrever pode enviar email para se.panjos@nulloeiras.pt ou ligar para o 214 111 400.
11h30 — Sessão de contos para miúdos na Livraria Gatafunho, no Largo 5 de Outubro, em Oeiras.
15 horas — II Mostra de Folclore de Oeiras, no Centro Cultural da Lage, em Porto Salvo. É organizada pelo Grupo de Folclore das Terras da Nóbrega e pelo Grupo de Folclore “As Lavadeiras” da Ribeira da Lage. Pelo palco irão passar tradições do Alto Minho, Alto Douro, Beira Alta e Estremadura Centro-Saloia, onde Oeiras se localiza.
16 horas — Espetáculo de dança “Quebra-Nozes” pelo Estúdio de Dança de Carnaxide, no Auditório Municipal Ruy de Carvalho. Cada entrada é equivalente a um presente que levar (para oferecer a instituições infantis).
Se guardou este fim de semana para tratar da árvore de Natal, mas precisa de novas decorações e enfeites lá para casa, experimente visitar a Viplant. À chegada vai ser surpreendido com uma entrada muito natalícia, que os miúdos vão amar (há um carrossel de cavalos em que podem andar). Veja as imagens na galeria em baixo.