na cidade

20 programas para fazer à borla este fim de semana no concelho de Oeiras

Há várias atividades destinadas aos miúdos, muitos mercados para visitar e um espetáculo de dança solidário que não vai querer perder.
Vão estar dias de sol.

Este vai ser um fim de semana recheado de mercados e feiras para visitar no concelho de Oeiras. Alguns dedicados a produtos de artesanato, onde poderá “despachar” já alguns presentes de Natal, outros mais ligados à gastronomia. Deste último género, poderá escolher que tipo de iguarias lhe chamam mais a atenção: produtos de fumeiro ou sabores vindos das ilhas. 

Entre esta sexta-feira, 24 de novembro, e domingo, dia 26, o Mercado Municipal de Oeiras recebe a segunda edição do “Mercado Açores e Madeira“. Há provas de vinhos, workshop de ponchas e também de broas e bolachas madeirenses. Não vão faltar também momentos musicais e muitos artigos disponíveis para levar para casa. 

Se a sua perdição, por outro lado, são queijos e enchidos vindos de Lamego, Serra da Estrela, Mirandela, Bragança e Viana do Castelo, então talvez prefira ir até Porto Salvo, visitar a Feira do Fumeiro. O evento realiza-se no parque da SIMPS — Sociedade de Instrução Musical de Porto Salvo até domingo, 26 de novembro. 

Conheça todas as atividades que pode fazer, visitar, conhecer e experimentar nos próximos dois dias, no concelho de Oeiras. 

Sábado 

Todo o dia — Exposição de fotografia “Oeiras na Jornada Mundial da Juventude” no Parque dos Poetas (fase 2). 

9 às 13 horas — Feirinha de Natal, na Rua do Comércio (Bairro da Auto-Construção), em Porto Salvo, com artesãos locais.

9 às 17 horas Mercado de Natal CERCIOEIRAS na Livraria-Galeria Municipal Verney. 

9 às 19 horas — Exposição “All in my head” de Binau no Núcleo Central do Taguspark. Até 30 de novembro. 

10 às 12 horas — Ação de voluntariado ambiental: plantação de espécies autóctones, na Quinta de Recreio dos Marqueses de Pombal, em Oeiras. A atividade faz parte do programa “Agenda da Natureza”, promovido pelo município e orientado pela Divisão de Gestão Ambiental.  O objetivo é atrair populações de uma espécie de borboleta (Melitaea Aetherie) através da plantação da alcachofra (Cynara cardunculus), a sua planta hospedeira. Inscrições através do número 210977459 ou email dga@nulloeiras.pt.

10 às 18 horas — Mercado da Linha no Parque Urbano de Miraflores, com moda, bijuteria, artesanato e produtos gourmet. 

10 às 18 horas — Carnaxide Market, no Jardim de Carnaxide, com produtos frescos e biológicos, artesanato e iguarias. 

10 às 22 horasMercado Açores e Madeira no primeiro piso do Mercado Municipal de Oeiras. 

10 horas à meia-noiteFeira do Fumeiro em Porto Salvo. 

11 às 17 horas — Exposição “A Face das Músicas — Partituras do Arquivo Ephemera”, no Centro Cultural do Palácio do Egipto, em Oeiras. Até 15 de dezembro.

15h30 — Espetáculo “O incrível rapaz que comia livros”, na Biblioteca Municipal de Algés. Uma peça cheia de cor e música, para miúdos a partir dos três anos. Inscrições através do email vera.nunes@nulloeiras.pt ou do número 210 977 480.

18 horas — Inauguração da Árvore de Natal, em Porto Salvo, que foi decorada com quadrados de croché feitos pela comunidade. O ponto de encontro é em frente ao edifício do mercado de Porto Salvo e da Junta de Freguesia, num evento aberto a todos. De acordo com a organização, o momento vai contar com distribuição de cacau quente pelos presentes e será animado com música de Natal. 

21 horasEspetáculo de dança “Quebra-Nozes” pelo Estúdio de Dança de Carnaxide, no Auditório Municipal Ruy de Carvalho. Cada entrada é equivalente a um presente que levar (para oferecer a instituições infantis). 

Domingo

Todo o dia — Exposição de fotografia “Oeiras na Jornada Mundial da Juventude” no Parque dos Poetas (fase 2). 

9 às 18 horas — Feira de velharias no Jardim Municipal de Algés. 

10 às 17h30 — Mercado no Parque, localizado na Alameda Almeida Garrett, no Parque dos Poetas. 

10 às 18 horasMercado Açores e Madeira no primeiro piso do Mercado Municipal de Oeiras. 

10 às 18 horas — Mercado da Linha no Parque Urbano de Miraflores, com moda, bijuteria, artesanato e produtos gourmet. 

10 às 20 horas — Feira do Fumeiro em Porto Salvo. 

11 horas — Concerto “História de Música e Música com História” orientado pela Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras (OCCO), com obras de Tchaikovsky. Decorre no no Palácio do Marquês de Pombal, em Oeiras.

11 horas — Oficina de artes plásticas: “Casa na árvore: construções simbólicas”, no Palácio Anjos, em Algés. Atelier para famílias com miúdos dos seis aos dez anos, inserido na programação paralela da exposição “água. e a casa é o mundo” de Carlos Nogueira, patente no espaço. Para se inscrever pode enviar email para se.panjos@nulloeiras.pt ou ligar para o 214 111 400.

11h30 — Sessão de contos para miúdos na Livraria Gatafunho, no Largo 5 de Outubro, em Oeiras. 

15 horas — II Mostra de Folclore de Oeiras, no Centro Cultural da Lage, em Porto Salvo. É organizada pelo Grupo de Folclore das Terras da Nóbrega e pelo Grupo de Folclore “As Lavadeiras” da Ribeira da Lage. Pelo palco irão passar tradições do Alto Minho, Alto Douro, Beira Alta e Estremadura Centro-Saloia, onde Oeiras se localiza. 

16 horasEspetáculo de dança “Quebra-Nozes” pelo Estúdio de Dança de Carnaxide, no Auditório Municipal Ruy de Carvalho. Cada entrada é equivalente a um presente que levar (para oferecer a instituições infantis). 

Se guardou este fim de semana para tratar da árvore de Natal, mas precisa de novas decorações e enfeites lá para casa, experimente visitar a Viplant. À chegada vai ser surpreendido com uma entrada muito natalícia, que os miúdos vão amar (há um carrossel de cavalos em que podem andar). Veja as imagens na galeria em baixo. 

ver galeria

MAIS HISTÓRIAS DE OEIRAS

AGENDA