na cidade

20 atividades gratuitas para fazer este fim de semana no concelho de Oeiras

Chame a família e os amigos para participar nas diversas iniciativas que acontecem nos próximos dias, 22 e 23 de julho.
Há uma visita orientada ao Jardim do Palácio Marquês de Pombal.

Este fim de semana, 22 e 23 de julho, há atividades gratuitas para todos os gostos. Se é fã de desporto e exercício físico, comece por uma das aulas gratuitas de ioga, chi kung, pilates e danças europeias, no sábado, 22 de julho, e tenha uma sessão com um personal trainer para aprender a utilizar corretamente os equipamentos fitness outdoor do concelho, no domingo, dia 23.

Para quem gosta de programas mais culturais, pode fazer uma visita a exposições artísticas, assistir ao lançamento de livros e a cinema ao ar livre. E, se gosta de estar no meio da natureza, inscreva-se na atividade semanal da “Agenda da Natureza” do munícipio, ou então na visita orientada ao Jardim do Palácio Marquês de Pombal.

Definido como um jardim modernista, depois de ser redesenhado pelo arquiteto paisagista Gonçalo Ribeiro Telles, nos anos 60 do século XX, apresenta também elementos setecentistas como a cascata dos poetas, os bustos dos imperadores romanos, as esculturas da mitologia greco-romana e os painéis de azulejos históricos.

Há também muitos eventos musicais a acontecer nos próximos dias. Para quem gosta de música popular, não pode perder as atuações das Festas de Porto Salvo. Se prefere jazz, soul, funk e hip-hop passe pelo Out Jazz na tarde de domingo. Mas se a sua paixão é música clássica, talvez preferia assistir ao Festival Internacional de Piano de Oeiras.

Tome nota de tudo o que pode fazer, conhecer, assistir ou experimentar nos próximos dois dias no concelho de Oeiras.

Sábado 

9h30 às 10h30 — Aula de ioga no Centro Desportivo Nacional do Jamor, no âmbito do programa “Equilibra-te” do município. É aconselhado levar tapete de fitness.

9h30 às 10h30 — Aula de chi kung no Parque Urbano de Miraflores, no âmbito do programa “Equilibra-te” do município. É aconselhado levar tapete de fitness.  

9h30 às 10h30 — Aula de pilates, no Palácio Anjos em Algés, no âmbito do programa “Equilibra-te” do município. É aconselhado levar tapete de fitness. 

9 às 19 horasExposição “Saudade do Imaginário” de Malibu Ninjas no Núcleo Central do Taguspark. 

11 horas — Aula de danças europeias, com o professor André Cid da escola Trópico de Dança, no Forte de São Bruno, em Caxias, no âmbito da iniciativa AnimàRua. 

11 às 17 horas — Exposição “Espíritos da floresta”, com ilustrações de Susa Monteiro a partir de originais de Neves de Sousa, na Livraria-Galeria Municipal Verney.

11 horas às 12h30 — Visita orientada ao Jardim do Palácio Marquês de Pombal, que percorre séculos de história, com orientação de Inês Ribeiro (Time Travellers) para jovens e adultos. Mais informações através do número 214 408 529 e inscrições através do email servicoeducativo.palacio@nulloeiras.pt. 

11 às 23 horasFestival da Caipirinha, Grogue e Lusofonia no Mercado Municipal de Oeiras.

14h30 às 18 horas — Visita guiada à Estação da Biodiversidade na Serra de Carnaxide. Ao longo de um percurso sinalizado através de painéis que ilustram as espécies e habitats deste local, os participantes vão poder conhecer a biodiversidade que os rodeia, no âmbito do programa “Agenda da Natureza”, do Município de Oeiras. Inscrições através do número 210 977 459 ou do email dga@nulloeiras.pt.

15h30 — Passa a Palavra: contos partilhados por contadores de histórias, para miúdos a partir dos quatro anos, acompanhados por um adulto, na Biblioteca Municipal de Oeiras.

16h30 — Apresentação de dois livros de André Islabão (“Entre a estatística e a medicina da alma – Ensaios não controlados do Dr. Pirro” e “O Risco de Cair é Voar – Mors certa, hora incerta”), médico e escritor brasileiro, na Livraria Gatafunho, situada no Largo 5 de Outubro, em Oeiras. 

18 horas — Cinema infantil na Fábrica da Pólvora de Barcarena. Neste dia passa o filme  “À Procura de Dory” (Finding Dory) de 2016. Entrada interdita a menores de três anos.

18h30 — Festival de Folclore de Porto Salvo. Espetáculo inserido na programação das Festas de Porto Salvo.

21h30 — Cinema ao ar livre na Fábrica da Pólvora de Barcarena. Nesta sessão será exibido o filme “Ataque a Paris” (Novembre) de 2022, realizado por .

Domingo

9 às 12 horas Sessão com um PT nos equipamentos fitness outdoor, junto ao Mercado de Queijas.

10 às 21 horas — Mercado da Linha no Parque Urbano de Miraflores, com moda, bijuteria, artesanato e produtos gourmet.

17 às 21 horas — Festival Somersby Out Jazz no Jardim da Quinta Real de Caxias. Neste dia tocam Ignition e Kierastoboy.

18 horas — Festival Internacional de Piano de Oeiras, no Auditório Municipal Ruy de Carvalho, em Carnaxide. Nesta data toca a pianista russa Yulianna Avdeeva.

18 horas — Concerto da Banda SIMPS, nas Festas de Porto Salvo.

21h30 — Baile com a Banda Ideiafix, nas Festas de Porto Salvo.

Nestes dias quentes, o que sabe bem são bebidas frescas. Carregue na galeria para conhecer sete receitas de águas aromatizadas, muito fáceis de preparar e super saborosas.

MAIS HISTÓRIAS DE OEIRAS

AGENDA