na cidade

19 atividades gratuitas para fazer este fim de semana no concelho de Oeiras

A vida cultural do concelho está em alta nos próximos dois dias e há muitas atividades para fazer em família.
Há iniciativas no Jardim Municipal de Paço de Arcos. Foto: Município.

Em pleno verão de São Martinho, o fim de semana começa com sol a brilhar e bom tempo. É o clima ideal para aproveitar as celebrações do magusto ao ar livre, que decorrem em vários locais do concelho este sábado, 12 de novembro, como por exemplo em Oeiras, Algés, Carnaxide e Queijas. 

Está também a decorrer, até domingo, dia 13, o festival “Passa a Palavra! Festa dos Ofícios do Narrar”, com iniciativas que vão preencher todo o fim de semana. Há atividades ligadas à palavra escrita e narrada, com sessões de contos, conversas com profissionais, espetáculos e residências artísticas. É um programa para fazer em família, com muitos eventos dedicados aos mais novos. 

Há também mercados para visitar, oficinas, exposições para conhecer e, claro, castanhas assadas para comer. Conheça tudo o que pode fazer nos próximos dois dias no concelho de Oeiras. 

Sábado

8 às 14 horas — Mercado Biológico de Oeiras nos jardins municipais de Paço de Arcos e Algés. 

9h30 às 18 horas — Feira de Artesanato de Paço de Arcos, no Jardim Municipal. 

10 às 13 horasMagusto no Centro Cívico de Carnaxide (junto ao Pingo Doce), promovido pela União de Freguesias de Carnaxide e Queijas.

10 horas às 16h30 — Dia Aberto no Taguspark, com muitas iniciativas criadas para celebrar o 22.º aniversário do parque tecnológico. Poderá visitar os diversos laboratórios, participar em atividades de ciência e conhecer investigadores e estudantes.

10 às 17 horas — Exposição “Insetos em Ordem”, no Edifício 51 da Fábrica da Pólvora, em Barcarena.

10 às 17 horas — Mostra “Reflexos”, de João Fazenda, a partir das obras de Neves de Sousa, na Livraria-Galeria Municipal Verney, em Oeiras.

10 às 18 horasExposição “Ciência para o Mundo”, nos Jardins do Palácio Marquês de Pombal, em Oeiras. 

10 às 20 horas — Mercadinho dos Ofícios do Livro, no Mercado Municipal de Oeiras, inserido no festival “Passa a Palavra! Festa dos Ofícios do Narrar”. 

10h30 — “A grande Viagem do Pequeno Mi”, espetáculo para famílias e miúdos com Ana Raquel e Beatriz Marques Dias, no Mercado Municipal de Oeiras (piso térreo), inserido no festival “Passa a Palavra! Festa dos Ofícios do Narrar”. 

11 horas — “Dois dos Montes”, sessão de contos com Estefania Surreira e Vitor Fernandes, na Livraria-Galeria Municipal Verney, inserido no festival “Passa a Palavra! Festa dos Ofícios do Narrar”. 

11 horas ao meio-dia — Encontros de Poesia, no âmbito da iniciativa “A Cultura vai ao Mercado”, no Mercado Municipal de Oeiras. 

11 às 22 horasFesta de São Martinho no Parque Anjos, em Algés. O município vai oferecer castanhas à população. 

15 horas — Roda de conversa informal, com o tema “Vamos falar de sexo?”, com a sexóloga Marta Crawford, inserida na programação paralela da exposição “Amor Veneris — Viagem ao Prazer Sexual Feminino”, no Palácio Anjos, em Algés. 

15 horas —  Curso livre “Sabedorias e Místicas Orientais”, na Livraria-Galeria Municipal Verney, em Oeiras. Inscrições através do número de telefone 214 408 329 ou do email livraria.verney@nulloeiras.pt.

15 às 18 horasMagusto no Centro Cívico de Carnaxide (junto ao Pingo Doce), promovido pela União de Freguesias de Carnaxide e Queijas.

Domingo

10 às 17 horas — Exposição “Insetos em Ordem”, no Edifício 51 da Fábrica da Pólvora, em Barcarena.

10 às 18 horasExposição “Ciência para o Mundo”, nos Jardins do Palácio Marquês de Pombal, em Oeiras. 

10h30 — “A cor do Limão”, espetáculo para pais e bebés com Andante Associação Artística, no Palácio do Egipto. 

11 horas — “O meu reino por uma nuvem”, oficina de expressão artística com Renata Bueno, no Mercado Municipal de Oeiras.

15 horas — “Oficina das árvores e dos avós”, oficina de expressão artística com Marina Palácio, no Mercado Municipal de Oeiras.

15 horas — Exibição do documentário “Kutxi Kutxi Kutxi”, de João Sanchez, que regista o processo criativo da peça de dança infantil com o mesmo nome, no Auditório do Templo da Poesia. Para jovens e adultos, com entrada sujeita à lotação da sala. 

Se gosta de literatura e pretende discutir as obras que lê com outras pessoas com a mesma paixão, conheça os livros em discussão nos grupos de leitores, em encontros semanais (de participação gratuita), promovidos pelas Bibliotecas Municipais de Oeiras este mês. Para isso carregue na galeria.

MAIS HISTÓRIAS DE OEIRAS

AGENDA