na cidade

18 programas para fazer à borla em Oeiras neste fim de semana prolongado

Mercados de Natal, exposições, atividades com os miúdos e muito mais. Siga as nossas sugestões.
Há vários mercados para visitar.

O primeiro fim de semana de dezembro traz já um cheirinho a Natal que se sente por toda a parte. Com o feriado do Dia da Restauração, fica com três dias para descansar e aproveitar tudo o que está a acontecer no concelho de Oeiras. Multiplicam-se os mercados, cada um com o seu conceito, sejam mais ligados a artesanato, moda, gastronomia ou aqueles que juntam tudo como o grande evento que se vai realizar no Mercado Municipal de Oeiras.

Natal no Mercado“, que acontece entre 1 e 3 de dezembro, terá a presença do Pai Natal, um marco do correio onde os miúdos podem depositar as suas cartas de desejos, uma exposição com 100 presépios de Portugal e da Lusofonia e, ainda, prova de vinhos, workshops, contos de Natal e atuações musicais e de dança. 

Conheça tudo o que pode fazer no concelho de Oeiras nos próximos dias. 

Sexta-feira, dia 1

Todo o dia — Exposição de fotografia “Oeiras na Jornada Mundial da Juventude” no Parque dos Poetas (fase 2). 

9h30 às 18 horas — Feira de Artesanato de Paço de Arcos na Praceta Dionísio Matias, com diversas animações e atividades culturais, paralelas à venda de produtos.

10 às 18 horas — Carnaxide Market, com produtos alimentares e artesanato, no Mercado de Carnaxide.

10 às 21 horas — “Natal no Mercado“, no Mercado Municipal de Oeiras. 

14 às 16 horas — Workshop de coroas de Natal na loja pop up que estará a ocupar o espaço da Galeria na Montra, durante o mês de dezembro. Situa-se no número 6C da Av. Conselheiro Ferreira Lobo, em Caxias.

Sábado, dia 2

Todo o dia — Exposição de fotografia “Oeiras na Jornada Mundial da Juventude” no Parque dos Poetas (fase 2). 

9 às 17 horas  Mercado de Natal CERCIOEIRAS na Livraria-Galeria Municipal Verney. 

9h30 às 18 horas — Feira de Artesanato de Paço de Arcos na Praceta Dionísio Matias, com diversas animações e atividades culturais, paralelas à venda de produtos.

10 às 18 horas Queijas Market, com produtos hortofrutícolas biológicos, diversas iguarias e artesanato, na Rua Madre Teresa de Calcutá, junto ao largo do parque infantil.

10 às 18 horas — Mercado da Linha no Jardim de Algés, com moda, bijuteria, artesanato e produtos gourmet. 

10 às 18 horas — Carnaxide Market, no Jardim de Carnaxide, com produtos frescos e biológicos, artesanato e iguarias. 

10 às 19 horasValley Market, mercado de moda e lifestyle na AERLIS, em Oeiras. 

11 às 17 horas — Exposição “A Face das Músicas — Partituras do Arquivo Ephemera”, no Centro Cultural do Palácio do Egipto, em Oeiras. Até 15 de dezembro.

14 às 16 horas — Workshop de como consertar roupa rasgada na loja pop up que estará a ocupar o espaço da Galeria na Montra, durante o mês de dezembro. Situa-se no número 6C da Av. Conselheiro Ferreira Lobo, em Caxias.

15h30 — Espetáculo “Histórias natalícias e outras delícias” na Biblioteca Municipal de Carnaxide, para miúdos a partir dos três anos, acompanhados por um adulto. É desenvolvido por Muzumbus e tem a duração de 45 minutos. Inscrições através do email anabela.alves@nulloeiras.pt ou telefone 210977430.

15h30 — Workshop de decorações de Natal na Livraria-Galeria Municipal Verney, em Oeiras. Atividade sujeita a inscrição através do email livraria.verney@nulloeiras.pt ou do número 214 408 329.

15h30 — Passa a Palavra: contos partilhados por contadores de histórias, para animar pais, filhos, avós e netos (miúdos a partir dos quatro anos), na Biblioteca Municipal de Oeiras. 

17h30 — Workshop de doces de Natal pela chef Sónia Gouveia (confeção e degustação de especialidades da época). Atividade sujeita a inscrição através do email livraria.verney@nulloeiras.pt ou do número 214 408 329.

Domingo, dia 3

Todo o dia — Exposição de fotografia “Oeiras na Jornada Mundial da Juventude” no Parque dos Poetas (fase 2). 

9 às 18 horas — Feira de velharias no Jardim Municipal de Oeiras.

10 às 18 horas — Mercado da Linha no Jardim de Algés, com moda, bijuteria, artesanato e produtos gourmet. 

18 horas — Estreia do filme “As Troianas”, que aborda as repercussões da guerra, a violência de género e o assédio sexual. A obra traz um elenco inclusivo e contém a interpretação de testemunhos reais, contando com legendas para surdos. Será exibido simultaneamente na Grécia, Polónia e em Portugal. No nosso País, a sessão tem lugar Auditório Municipal José de Castro, em Paço de Arcos.

19 horasInauguração da exposição coletiva com as fotografias vencedoras do concurso oeirense “Praias, Fortes e Linhas de Defesa do Concelho de Oeiras”, no restaurante Maria Pimenta, na Fábrica da Pólvora de Barcarena. Serão também entregues os prémios nesta data. 

Se, no meio dos passeios, a gula falar mais alto, renda-se à vontade de comer um bom crepe. Saiba onde pode fazê-lo, esteja em que parte do concelho estiver, na galeria, em baixo.

MAIS HISTÓRIAS DE OEIRAS

AGENDA