na cidade

17 programas para fazer à borla este fim de semana no concelho de Oeiras

Leve os miúdos para participar em atividades lúdicas, visite exposições e aproveite para conhecer alguns mercados de rua.
Aceite as sugestões de fim de semana.

Este fim de semana voltamos a cumprir a tradição bianual de mudança da hora, para entrar no horário de inverno. Na madrugada de domingo, 29 de outubro, quando forem duas da manhã, o relógio atrasa uma hora. Não se esqueça de alterar todos aqueles que não forem digitais e prepare-se para os dias ficarem mais curtos, já que vai começar a anoitecer mais cedo. 

A boa notícia é que ganha uma hora no seu dia para aproveitar o domingo a fazer o que mais gosta, seja descansar, ver séries, passar tempo com a família ou aproveitar iniciativas gratuitas que acontecem perto de casa. Nesse sentido, há muitas atividades marcadas para os próximos dois dias, seja para fazer sozinho ou acompanhado. 

Tome nota de tudo o que pode visitar, experimentar e conhecer nos próximos dois dias. 

Sábado 

9 às 19 horas — Exposição “All in my head” de Binau, no Núcleo Central do Taguspark.

9h30 às 10h30 — Aula de ioga no Complexo Desportivo Nacional do Jamor (no relvado junto ao tiro com arco), no âmbito do programa Equilibra-te, desenvolvido pelo Município de Oeiras. Sem necessidade de inscrição, é só aparecer.

9h30 às 10h30 — Aula de chi kung no Parque Urbano de Miraflores, no âmbito do programa Equilibra-te, desenvolvido pelo Município de Oeiras. Sem necessidade de inscrição, é só aparecer.

9h30 às 10h30 — Aula de pilates no Parque Anjos, em Algés, no âmbito do programa Equilibra-te, desenvolvido pelo Município de Oeiras. Sem necessidade de inscrição, é só aparecer.

9h30 às 16h30 — Oeiras Market no Largo 5 de Outubro, em Oeiras.

10 às 18 horas — Mercado da Linha no Parque Urbano de Miraflores, como moda, bijuteria, artesanato e produtos gourmet. 

10 às 18 horas — Carnaxide Market no jardim de Carnaxide, com artesanato e produtos frescos e biológicos.

11 às 17 horas — Exposição “A Face das Músicas — Partituras do Arquivo Ephemera”, no Centro Cultural do Palácio do Egipto, em Oeiras.

11 às 17 horas — Exposição “Espíritos da floresta”, com ilustrações de Susa Monteiro a partir de originais de Neves de Sousa, na Livraria-Galeria Municipal Verney.

15 horas — Atelier “Eram Muitas Vezes”, uma experiência pedagógica ligada à criação artística que tem como ponto de partida as ilustrações de Margarida de Albuquerque Rodrigues. Para miúdos dos seis aos dez anos, acompanhados por um adulto, na Biblioteca Municipal de Algés. É necessário inscrição através do número 210 977 480 ou emails isabel.machado@nulloeiras.pt, vera.nunes@nulloeiras.pt.

15 horas — “Ruy Belo: Peregrino e Hóspede Sobre a Terra”: no ano em que se assinalam os 90 anos do nascimento de Ruy Belo, e 45 sobre a sua morte, a iniciativa revisita a vida e os versos do poeta, terminando com um recital poético-musical, a duas vozes e dois pianos. Realiza-se na Livraria Municipal Verney, em Oeiras, com organização da Associação Luchapa.

17 horas — “A Música no Tempo de Marquês de Pombal – Concertos Comentados” no Auditório Municipal José de Castro, em Paço de Arcos. Marta Martins (soprano) e Mariana Soares (piano) interpretam Bach, Vivaldi, Schubert, Brahms, entre outros, num concerto comentado pelo maestro José Soares.

21 horas — Sessão de cinema: “O Nevoeiro”, de John Carpenter, seguida de conversa com Pedro Mexia e José Mário Silva, na Livraria-Galeria Municipal Verney. A atividade está inserida na programação d’A Noite do Limbo. Entrada livre, sujeita à lotação da sala.

Domingo

10 às 17h30 — Mercado no Parque, no Parque dos Poetas (alameda do primeiro quiosque norte, com entrada pela Rua Gazeta de Oeiras).

10 às 18 horas — Mercado da Linha no Parque Urbano de Miraflores, como moda, bijuteria, artesanato e produtos gourmet. 

10h30 — “Ioga entre livros” com Diana Silva para miúdos dos cinco aos dez anos, na FNAC do Oeiras Parque. Não é necessário inscrição, basta aparecer.

11 horas — “História de Música e Música com Histórias”: concerto didático para pais e filhos, no Palácio Marquês de Pombal, em Oeiras. Com direção artística e comentários do Maestro Nikolay Lalov, o concerto conta também com a participação dos solistas da Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras.

11h30 — Contos no Largo. Sessão de contos da Livraria Gatafunho, no Largo 5 de Outubro, em Oeiras, com o contador de histórias Matia Losego.

Pode também aproveitar o fim de semana para ir conhecer o novo miradouro do Alto de Santa Catarina, em Linda-a-Velha, criado junto ao novo reservatório de água, onde foi criado também um mural de arte urbana sobre a biodiversidade daquela zona, pelo artista Tiago Hacke. Saiba mais neste artigo e carregue na galeria para ver imagens do local.  

MAIS HISTÓRIAS DE OEIRAS

AGENDA