na cidade

17 atividades gratuitas para fazer este fim de semana no concelho de Oeiras

Há programas culturais e familiares para quem quer momentos de lazer ou aprender algo novo. Siga uma das sugestões da NiO.
As temperaturas vão chegar aos 30 graus.

Outubro chega com um fim de semana de calor, no concelho de Oeiras. As previsões do IPMA apontam para 26 graus de temperatura máxima no sábado, dia 1, e 30 graus para domingo, dia 2. Pode ir até à praia, aproveitar para dar os últimos mergulhos, mas se já não estiver para aí virado, há muito para fazer no concelho que não implique vestir um fato de banho. 

Até domingo, 2 de outubro, há dois eventos gastronómicos a decorrer no concelho: o Festival das Francesinhas no Jardim Municipal de Oeiras, e o Beerfest no Mercado de Algés. A entrada é livre em ambos os eventos, só terá que pagar o que comer e beber. Atenção: a Fábrica da Pólvora estará encerrada ao público este sábado, 1 de outubro, ate às 19 horas, segundo informações do município.

Conheça tudo o que pode fazer e visitar nos próximos dois dias gratuitamente.

Sábado

8 às 14 horas — Mercado biológico no Jardim Municipal de Paço de Arcos. Não deixe de visitar a banca do projeto Semear, com produtos produzidos na Estação Agronómica Nacional, sendo assim produtos semeados, colhidos, vendidos e consumidos em Oeiras.

9 às 19 horas — Exposição de pintura “Contrast”, do artista contemporâneo Durães-West, no Núcleo Central do Taguspark.

9 às 23 horas — Exposição World Press Photo no Parque dos Poetas. 

9h30 às 18 horas — Feira de Artesanato de Paço de Arcos, no Mercado Municipal de Paço de Arcos e Praceta Dionísio Matias.

10 horas — Aula de ioga, no Parque dos Poetas (Fase I, no relvado junto ao anfiteatro), no âmbito do programa “Equilibra-te”, promovido pelo município, com o objetivo de incentivar a prática de atividade física em grupo. É aconselhado levar colchão de fitness.

10 às 17 horas — Mostra “Reflexos”, de João Fazenda, a partir das obras de Neves de Sousa, na Livraria-Galeria Municipal Verney, em Oeiras.

10 às 23 horasInstalação artística “Waste Wave” para ver no piso 2 do Oeiras Parque.

10h30 às 11h30 — Concerto da Academia de Música de Lisboa nas Galerias Alto da Barra, em Oeiras. 

11 às 13 horas — Percurso de observação da biodiversidade na Praia das Fontaínhas, em Oeiras. “Poças de maré: biodiversidade à beira-mar”, faz parte da iniciativa Agenda da Natureza, promovida pelo município. A atividade é indicada para maiores de seis anos. Inscrições através do número de telefone 210 977 459 ou do email dga@nulloeiras.pt.

15 às 17 horasCurso livre “Breve História da Rússia” jornalista e escritor José Milhazes, no Auditório da Biblioteca Municipal de Oeiras. A entrada é gratuita mas está sujeita a inscrição prévia. Pode fazê-la através do email livraria.verney@nulloeiras.pt ou do número de telefone 214 408 329.

15h30 — Contos para famílias: contos compartilhados por contadores de histórias para animar os sábados de pais, filhos, avós e netos, na Biblioteca Municipal de Oeiras. Destinado a famílias com miúdos a partir dos quatro anos. Para inscrições, contacte o número de telefone 214 406 342 ou email maria.dornellas@nulloeiras.pt.

15h30 às 17h30 — Workshop de fotografia com a fotojornalista Patrícia de Melo Moreira, sob o tema “Fotojornalismo de agência”, como uma atividade paralela à exposição World Press Photo, no Parque dos Poetas.

Domingo

9 às 23 horas — Exposição “+Mulher“, na Fábrica da Pólvora em Barcarena. 

9 às 23 horas — Exposição World Press Photo no Parque dos Poetas. 

10 às 14 horasIndie Market nos Nirvana Studios em Barcarena. 

10 às 17 horas — Exposição “Insetos em Ordem”, no Edifício 51 da Fábrica da Pólvora, em Barcarena.

10 às 23 horasInstalação artística “Waste Wave” para ver no piso 2 do Oeiras Parque.

11h30 — Hora do conto na Livraria Gatafunho, no Largo 5 de Outubro, em Oeiras.

16 horas  — Concerto da Associação Cultural “Os Comcordas”, sob o tema “Portugal de lés a lés”, que permitirá a realização de uma viagem musical pelas tradições das várias regiões do nosso País. Decorre no Salão Nobre do Palácio dos Aciprestes. Entrada livre, sujeita à lotação da sala e limitada após o início do concerto.

Carregue na galeria para saber como foi a inauguração da exposição +Mulher na Fábrica da Pólvora. 

ver galeria

MAIS HISTÓRIAS DE OEIRAS

AGENDA