na cidade

17 atividades gratuitas para fazer este fim de semana no concelho de Oeiras

Há vários mercadinhos, sugestões para os miúdos e programas culturais para os adultos. Aproveite.
Há atividades na Fábrica da Pólvora.

Se nesta altura já só pensa no Natal, este fim de semana pode começar a entrar no espírito com algumas iniciativas que vão decorrer no concelho. Há vários mercados a acontecer, onde pode já comprar alguns presentinhos mais artesanais, como o da CERCIOEIRAS, que pode visitar no sábado, dia 19, e o Indie Market e o Mercado da Linha que acontecem no domingo, dia 20, em Barcarena e Algés, respetivamente. 

E caso queira pôr mãos à obra para criar decorações ou presentes feitos por si, pode participar na Oficina de Marcenaria que vai decorrer já este sábado, na Fábrica da Pólvora de Barcarena entre as 10 horas e as 12h30. A criatividade é chamada a atuar, para personalizar calendários para 2023, nos quais serão usadas técnicas de serigrafia e cianotipia (para imprimir negativos monocromáticos).

Serão exploradas formas da natureza, com elementos naturais recolhidos durante um curto passeio pelo jardim da Fábrica da Pólvora, que serão impressos depois sobre folhas A3 de papel de algodão. Pode inscrever-se através da Divisão de Gestão Ambiental do município, pelo número 210 977 459 ou pelo email dga@nulloeiras.pt.

Além desta iniciativa, há muitas outras dedicadas aos miúdos, e também aos adultos que gostam de fazer programas culturais ao fim de semana. Conheça tudo o que pode visitar, conhecer, provar e aproveitar nos próximos dois dias. 

Sábado

8 às 14 horas — Mercado Biológico de Oeiras nos jardins municipais de Paço de Arcos e Algés. 

9 às 19 horas — “Girafa Lavoisier”, escultura criada a partir de chinelos de borracha retirados do oceano, para visitar no Núcleo Central do Taguspark.

10 às 12h30 — Oficina de marcenaria: decorações de Natal com elementos naturais, na Fábrica da Pólvora de Barcarena. Serão personalizados calendários para 2023, através das técnicas de serigrafia e de cianotipia. 

10 às 17 horas — Exposição “Insetos em Ordem”, no Edifício 51 da Fábrica da Pólvora, em Barcarena.

10 às 18 horas — Exposição “Ciência para o Mundo”, nos Jardins do Palácio Marquês de Pombal, em Oeiras. 

11 horas ao meio-dia — Encontros de Poesia, no âmbito da iniciativa “A Cultura vai ao Mercado”, no Mercado Municipal de Oeiras. Nesta sessão participam Carlos João Parreira com poesia, Mário Santos com momentos musicais, e ainda leitura livre de poemas. 

11 às 17 horas — Exposição e venda de Natal da CERCIOEIRAS, na Livraria-Galeria Municipal Verney, em Oeiras.

12 às 15 horas/18 às 21 horasVinhos & Petiscos by Smartfarmer no Mercado Municipal de Paço de Arcos. 

14 às 18 horas — Livraria solidária Book-a-Wish, que pode conhecer apenas aos sábados à tarde, em Linda-a-Velha. 

15 horas —  Curso livre “Sabedorias e Místicas Orientais”, na Livraria-Galeria Municipal Verney, em Oeiras. Inscrições através do número de telefone 214 408 329 ou do email livraria.verney@nulloeiras.pt.

15h30 — Oficina “Monstros e robôs” para miúdos dos seis aos nove anos, onde se explora a técnica de “kirigami”, arte tradicional japonesa de recorte de papel em que se criam representações de determinados seres ou objetos. Decorre na Biblioteca Municipal de Carnaxide.

15h30 às 18 horas — “Há jogos de mesa nas estantes da Biblioteca”, uma atividade para famílias com miúdos a partir dos quatro anos. 

16 horas —  Início da tradicional sessão de homenagem do município ao ator José de Castro, em Paço de Arcos. Será feita uma romaria ao monumento do cidadão, à qual se seguirá, às 17 horas, uma sessão cultural na Sede do Clube Desportivo de Paço de Arcos, com a apresentação da curta-metragem “José de Castro — Realidade e Ficção”, de Graça Patrão.

17 horas — Conversa “Arte e Sexualidade: o papel das exposições de arte na última década”, com Emília Ferreira, Isabel Baraona e Sandra Jurgens, com moderação da curadora Fabrícia Valente. A entrada é livre, sujeita à lotação da sala.

Domingo 

10 às 14 horas — Indie Market, nos Nirvana Studios, em Barcarena. 

10 às 17 horas — Exposição “Insetos em Ordem”, no Edifício 51 da Fábrica da Pólvora, em Barcarena.

10 às 18 horas — Mercado da Linha no Jardim de Algés, uma montra de pequenas marcas portuguesas, com artistas de várias áreas. 

10 às 18 horas — Exposição “Ciência para o Mundo”, nos Jardins do Palácio Marquês de Pombal, em Oeiras. 

17 horas — Recital “Quando o violino brilhava”, no âmbito da iniciativa “Clássicos em Oeiras”, no Palácio dos Aciprestes, em Linda-a-Velha.

Se gosta de livros e de apoiar boas causas, aproveite a tarde de sábado para ir conhecer a Book-a-Wish, em Linda-a-Velha e, quem sabe, levar alguns que tenha em casa e já não queira, para doar a este projeto onde os livros ajudam a realizar sonhos de miúdos e jovens doentes. Carregue na galeria para conhecer o espaço desta livraria tão especial.

ver galeria

MAIS HISTÓRIAS DE OEIRAS

AGENDA