Sem chuva prevista para o fim de semana e com temperaturas amenas, de acordo com as previsões do IPMA, o que apetece é, sem dúvida, fazer programas ao ar livre, passear e, pelo meio, divertir-se e até conhecer alguns espaços do concelho que nunca visitou.
Nas comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, a 18 de abril, a Câmara Municipal de Oeiras criou um programa com diversas atividades precisamente para dar a conhecer e celebrar a importância de alguns espaços históricos do município. “Dias do Património” tem estado, ao longo da semana, a incentivar o acesso do público a determinados espaços e a divulgar formas de os munícipes poderem viver e aproveitar o património local.
Se for mais adepto de desporto, há aulas de diversas modalidades, gratuitas, pelo concelho e, caso ainda esteja a pensar de que forma irá entreter os miúdos ao longo do fim semana, fique descanso porque temos várias sugestões. Para quem gosta de programas mais culturais, há diversas exposições de entrada livre à sua espera.
Tome nota de tudo o que pode fazer, visitar, experimentar e conhecer nos próximos dias, 22 e 23 de abril.
Sábado
Todo o dia — Exposição “Oeiras pela sua saúde” no Passeio Marítimo junto à praia de Santo Amaro de Oeiras.
9 às 19 horas — Exposição “Brasis — O Brasil em 65 imagens”, do fotojornalista João Porfírio, no Taguspark. Até 22 de abril.
9h30 às 10h30 — Aula de ioga no Complexo Desportivo Nacional do Jamor, no relvado junto ao tiro com arco. A atividade insere-se no programa “Equilibra-te”, promovido pelo município. É aconselhado levar um tapete de fitness.
9h30 às 10h30 — Aula de Chi Kung no Parque Urbano de Miraflores. A atividade insere-se no programa “Equilibra-te”, promovido pelo município. É aconselhado levar um tapete de fitness.
9h30 às 10h30 — Aula de pilates no Palácio Anjos, em Algés. A atividade insere-se no programa “Equilibra-te”, promovido pelo município. É aconselhado levar um tapete de fitness.
10 às 19 horas — Mercado da Linha no Parque Urbano de Miraflores.
10 horas — Oficina de reconhecimento de aves, com a Qual Albatroz, nos jardins e edifício 26, para miúdos dos quatro aos dez anos, no âmbito do projeto “Dias do Património”, desenvolvido pela Câmara Municipal de Oeiras. Acontece na Fábrica da Pólvora de Barcarena.
11 às 12h30 — Encontro de Poesia, no âmbito da iniciativa “A Cultura Vai ao Mercado”, no Mercado Municipal de Oeiras. Com Alice Duarte na poesia e Mário Santos nos momentos musicais.
11 às 17 horas — “Mescla — Mostra Artística na Verney”, que aposta na diversidade de diferentes expressões artísticas, na Livraria-Galeria Municipal Verney. Até 29 de abril.
15h30 — “Passa a palavra”, sessão de contos compartilhados por contadores de histórias, para animar pais, filhos, avós e netos. Para miúdos a partir dos quatro anos, na Biblioteca Municipal de Oeiras.
15h30 às 16h30 — “Histórias de Areia: O último inverno”, espetáculo onde a animação de areia é feita em tempo real por Pilar Puyana e a narração está a cargo de Fernando Guerreiro. A banda sonora é composta por originais de Elísio Donas (Ornatos Violeta e Gato Morto) e Jorge Benvinda (Virgem Suta). Para miúdos dos quatro aos 12 anos, decorre na Biblioteca Municipal de Algés. Informações e inscrições através do número 210 977 480 ou do email isabel.machado@nulloeiras.pt.
16 horas — Encontro com Jean Yves Blot, arqueólogo marinho, historiador e especialista do património subaquático, responsável por importantes intervenções e iniciativas de valorização do património marítimo português e mundial, sob o mote “O mar é a maneira mais imediata de nos confrontarmos com o universo“, em conversa conduzida por Margarida Farrajota e Joaquim Boiça. Decorre na Casa da Malta, na Rua dos Lagares da Quinta, em Oeiras. Mais informações através do número 962811781 ou do email geral@nullespacoememoria.org.
16h45 — Conversa musicada sobre a guitarra de Lisboa, com António Parreira (guitarra), Ricardo Parreira (guitarra) e Rogério Ferreira (viola de fado), no âmbito da exposição “Mãos de Mestre — Mestre Gilberto Grácio, O Legado de Um Guitarreiro”, no Centro Cultural Palácio do Egipto.
18 horas — Recital “Mestres do século passado”, com a Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras, no salão nobre, no âmbito do projeto “Dias do Património”, desenvolvido pela Câmara Municipal de Oeiras. Decorre no Palácio Marquês de Pombal.
Domingo
Todo o dia — Exposição “Oeiras pela sua saúde” no Passeio Marítimo junto à praia de Santo Amaro de Oeiras.
10 às 19 horas — Mercado da Linha no Parque Urbano de Miraflores.
10h30 — Aula aberta de Chi Kung, no Centro Jovem, em Queluz de Baixo. A atividade insere-se na programação de abril, “Mês da saúde e bem-estar”, iniciativa desenvolvida pela Junta de Freguesia de Barcarena.
11 horas — Concerto para Pais & Filhos “Histórias de Música e Música com Histórias” com a Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras, para miúdos a partir dos seis anos, acompanhados por um adulto. Decorre no Palácio Marquês de Pombal.
Aproveite o fim de semana também para dar um pulo ao renovado Mercado de Algés, que reabriu na passada sexta-feira, 14 de abril, após quatro meses encerrado. Carregue na galeria para ver como está o espaço.