na cidade

15 atividades gratuitas para fazer este fim de semana no concelho de Oeiras

O clima previsto para os próximos dias pede programas à altura. Conheça as nossas sugestões.
Aproveite também para um passeio junto ao mar. Praia de Caxias.

Todos os anos, na altura de celebrar a data de nascimento de José de Castro (16 de novembro de 1931), o Município de Oeiras cria uma programação especial para homenagear aquele que foi um premiado ator português, nascido e criado em Paço de Arcos. Aliás, iniciou carreira, ainda jovem, no grupo cénico do Clube Desportivo de Paço de Arcos. Mais tarde, integrou a companhia residente do Teatro Nacional D. Maria II, foi contratado para o Teatro Nacional Popular (Teatro do Povo) e também fez parte do Teatro Estúdio de Lisboa. Marcou ainda presença no cinema, com a participação em três filmes.

Morreu cedo, em 1977, com apenas 45 anos. Para trás ficou uma vida marcante e trabalhos que o eternizaram aos olhos do público. Foi homenageado, em 1986, com um conjunto escultórico, da autoria de Joaquim Correia, na Praça 5 de Outubro, em Paço de Arcos, composto por um busto do ator e por uma composição com duas máscaras em bronze, a da tragédia e a da comédia. Em abril deste ano, o novo auditório municipal de Paço de Arcos ganhou o seu nome, tal como a NiO lhe contou neste artigo

Este sábado, 18 de novembro, o Auditório Municipal José de Castro recebe uma programação especial para celebrar a vida do ator. Além da habitual romagem ao monumento erigido em seu nome, onde será colocada uma coroa de flores, marcada para as 16 horas, este ano, será também realizada uma conversa informal, de convívio e partilha, intitulada “Quem foi José de Castro?”, pelas 17h30. Nela participam João Mota, Fernando Tordo e Fernando DaCosta, autor da fotobiografia sobre José de Castro, onde está perpetuado o seu percurso artístico e que foi publicada pelo município em 2005.

O programa inclui ainda, pelas 18h30, uma performance que lhe será dedicada, realizada por “EntreVersos: Vida e poemas de Natália Correia”, pelo Teatro Bastardo (O Irmão do Meio). A entrada é gratuita, sujeita à lotação da sala. Para mais informações e reservas pode contactar o email dca@nulloeiras.pt. 

Este fim de semana, fica também marcado pela segunda edição do evento Nobre Gosto, que vai decorrer no Palácio Marquês de Pombal, em Oeiras. Saiba tudo o que vai poder ver, fazer, visitar e experimentar nos próximos dois dias. 

Sábado 

Todo o dia — Exposição de fotografia “Oeiras na Jornada Mundial da Juventude” no Parque dos Poetas (fase 2). 

9 às 17 horas — Exposição (e venda) de Natal CERCIOEIRAS na Livraria-Galeria Municipal Verney. 

9 às 19 horasExposição “All in my head” de Binau no Núcleo Central do Taguspark. Até 30 de novembro. 

10 às 15h30 — Primeira edição da RITMO, uma feira da saúde que promete ser “uma verdadeira experiência sensorial de bem-estar”. Vai decorrer nas instalações do Mercado Municipal de Oeiras. É uma iniciativa da Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde, dedicada a pessoas com hipertensão arterial, colesterol elevado ou excesso de peso. A programação inclui rastreios, palestras, degustações e atividade física.

11 horas — Workshop de modelação em barro para miúdos dos cinco aos 12 anos, acompanhados por um adulto, na Biblioteca Municipal de Algés. Atividade sujeita a inscrição através do número 210 977 480 ou email vera.nunes@nulloeiras.pt.

11 às 17 horas — Exposição “A Face das Músicas — Partituras do Arquivo Ephemera”, no Centro Cultural do Palácio do Egipto, em Oeiras. Até 15 de dezembro.

11h30 — Ioga entre livros, na FNAC do Oeiras Parque. Não necessita de inscrição, basta aparecer. 

15 às 21 horasNobre Gosto, evento dedicado aos vinhos nacionais fortificados e doces, no Palácio Marquês de Pombal, em Oeiras.

15h30 — Atelier “Somos todos heróis”, para miúdos dos seis aos dez anos, acompanhados por um adulto, na Biblioteca Municipal de Carnaxide. Tem como objetivo fomentar a sensibilidade perante a interajuda e a cocriação. Atividade sujeita a inscrição através do número 210 977 430 ou email anabela.alves@nulloeiras.pt. 

16 às 20 horas — Evento “Lembrar José de Castro”. Homenagem ao ator, natural de Paço de Arcos no auditório municipal que ganhou o seu nome, naquela localidade. 

17 horas — “Uma conversa no café”, no CafeLab, em Oeiras. Será uma conversa descontraída (ministrada por Armando Ponzo, um dos responsáveis do espaço e especialista em café), aberta a todos, sobre o preparo do café de especialidade (com alta qualidade) em casa, focado no método V60. 

Domingo

Todo o dia — Exposição de fotografia “Oeiras na Jornada Mundial da Juventude” no Parque dos Poetas (fase 2). 

9 às 18 horas — Feira de velharias no Jardim Municipal de Paço de Arcos. 

11h30 — Sessão de contos para miúdos na Livraria Gatafunho, no Largo 5 de Outubro, em Oeiras.

15 às 19 horasNobre Gosto, evento dedicado aos vinhos nacionais fortificados e doces, no Palácio Marquês de Pombal, em Oeiras.

16h30 — Concerto “Caixa de Pandora” no Palácio dos Aciprestes em Linda-a-Velha. O trio Caixa de Pandora, com Cindy Gonçalves (violino), Sandra Martins (violoncelo) e Rui Filipe (piano), retoma a viagem das afinidades e das memórias, celebrando quatro álbuns gravados e dez anos de existência.  

Pode também aproveitar os dias de descanso para fazer um bolo caseiro. Siga esta receita de bolo de banana com pepitas de chocolate ou carregue na galeria para conhecer outras sugestões saudáveis e deliciosas.

MAIS HISTÓRIAS DE OEIRAS

AGENDA