na cidade

15 atividades gratuitas para fazer este fim de semana no concelho de Oeiras

Descubra os programas culturais e recreativos em que pode participar nos próximos dias. Há sugestões para adultos e miúdos.
Pode fazer uma caminhada.

Prepare-se para um fim de semana chuvoso no concelho de Oeiras. É possível que durante a tarde de sábado, dia 22, e de domingo, dia 23, existam umas abertas e que consiga fazer alguns programas ao ar livre, mas o ideal é planear atividades em locais mais abrigados. 

Há eventos ligados à literatura, ao cinema, à música, exposições de arte, atividades desportivas e infantis. Seja sozinho, com amigos ou com família, aceite uma das sugestões da NiO para tornar o seu fim de semana mais dinâmico e divertido. Aproveite para experimentar a receita de panquecas de espelta e cacau da nutricionista oeirense Cátia Carvalho Silva, que é ótima para manhãs de fim de semana, calmas e chuvosas. 

Caso goste de fazer exercício ao ar livre como, por exemplo, caminhadas, pode esperar pelos momentos em que a chuva dará tréguas. Não vai estar muito frio, segundo o IPMA, que aponta 21 graus de temperatura máxima nos próximos dois dias. Basta levar um impermeável para se proteger dos aguaceiros, caso regressem enquanto está fora de casa.

Tome nota de algumas atividades marcadas para os próximos dias.

Sexta-feira

20h15 — Terceira edição do Cineclube Oeiras — Mostra e Concurso de Curtas-Metragens para os alunos do ensino secundário do Município de Oeiras. Sob a forma de Festival de Curtas-Metragens, irá decorrer no Cinema NOS do Oeiras Parque.

21h30Café com Letras, com a escritora Isabel Rio Novo, na Biblioteca Municipal de Carnaxide.

Sábado

9 às 19 horas — Exposição de pintura “Contrast”, do artista contemporâneo Durães-West, no Núcleo Central do Taguspark. Termina este sábado.

9 às 21 horas — Percursos de observação e registo da biodiversidade para identificar e registar o maior número de espécies de fauna, flora e líquenes, na Quinta de Cima do Marquês de Pombal. A iniciativa faz parte da Agenda da Natureza, promovida pelo Município, e é indicada para maiores de seis anos. Inscrições através do número de telefone 210 977 459 ou do email dga@nulloeiras.pt.

9 às 23 horas — Exposição “+Mulher“, na Fábrica da Pólvora em Barcarena. 

10 às 12h30 — Orientação: Percursos curto e longo, na Estação Agronómica de Oeiras. A iniciativa insere-se no Programa de Ar Livre do munícipio.

10 às 17 horas — Exposição “Insetos em Ordem”, no Edifício 51 da Fábrica da Pólvora, em Barcarena.

10 às 17 horas — Mostra “Reflexos”, de João Fazenda, a partir das obras de Neves de Sousa, na Livraria-Galeria Municipal Verney, em Oeiras.

11 horas — Encontros de Poesia, com Manuela Caeiro e Francisca Patrício, no âmbito da iniciativa “A Cultura vai ao Mercado”, no Mercado Municipal de Oeiras. 

11 horas — Oficina do Pensamento: “Quem sou eu?”, na Livraria-Galeria Municipal Verney, destinada a famílias com miúdos entre os cinco e os 12 anos. Uma iniciativa promovida pelas Bibliotecas Municipais de Oeiras, onde os jovens são levados a colocar em prática o exercício de uma cidadania plena, atribuindo-lhes ferramentas necessárias para fortalecer o seu ponto de vista mediante argumentação. É necessária inscrição para o email livraria.verney@nulloeiras.pt ou telefone 21 440 8329.

15h30 às 18 horas — “Há jogos de mesa na vila de Oeiras”, uma iniciativa da rede de Bibliotecas Municipais de Oeiras, em parceria com a Livraria Gatafunho, no Largo 5 de Outubro, no centro histórico da vila. 

17h30Concerto de celebração do 70.º aniversário do Liceu de Oeiras. 

Domingo

9 às 23 horas — Exposição “+Mulher“, na Fábrica da Pólvora em Barcarena. Termina este domingo. 

10 às 17 horas — Exposição “Insetos em Ordem”, no Edifício 51 da Fábrica da Pólvora, em Barcarena.

11 horas — Concerto didático para pais e filhos: “ABC da Música — Letra T” é próximo recital dos “Clássicos em Oeiras”, no Palácio Marquês de Pombal.

11h30 — Hora do conto na Livraria Gatafunho, no Largo 5 de Outubro, em Oeiras.

17 horas — “A Música no tempo de Marquês de Pombal”, concerto comentado pelo maestro José Soares, no Auditório Municipal César Batalha, em Oeiras. 

Se preferir ficar em casa a experimentar receitas novas, por exemplo, carregue na galeria para descobrir algumas feitas com as grandes protagonistas da estação: as castanhas. Pão, puré, sopa, há uma enorme versatilidade neste fruto, só depende da sua criatividade. 

MAIS HISTÓRIAS DE OEIRAS

AGENDA