13 novidades imperdíveis que chegaram ao concelho de Oeiras nos últimos meses

São novos restaurantes, lojas e exposições que talvez lhe tenham escapado e que vale a pena conhecer. A NiO conta-lhe tudo.
 
13 novidades imperdíveis que chegaram ao concelho de Oeiras nos últimos meses
Um dos pratos do novo Faz Figura.

No concelho de Oeiras está sempre muita coisa a acontecer. Desde eventos culturais, artísticos e desportivos, até restaurantes a chegar, lojas a abrir, exposições a inaugurar. Sabemos que é difícil manter-se a par de tudo, por isso estamos cá para lhe mostrar as novidades mais fresquinhas e atuais de tudo o que acontece na região. Se esteve desatento nos últimos meses, fique agora a par de tudo o que agosto e setembro trouxeram de novo ao concelho. 

Começámos o mês de agosto a conhecer dois novos murais de arte urbana em Paço de Arcos, mais precisamente no Bairro dos Faroleiros. As pinturas, criadas por dois street artists com uma forte ligação à zona, celebram os faróis e os oeirenses que trabalharam nesta área. Muitos dos murais criados em Oeiras têm desenhos inspirados no mar e na vida marítima e estes não fogem à regra. 

A contrariar a calmaria do mês de agosto, abriu em Linda-a-Velha, no dia 16, um novo spot de vinhos e petiscos. O Caruma pretende ser um local de convívio e bem-estar, onde as iguarias são criadas para acompanhar os vinhos — há mais de 70 referências e todas de produtores nacionais. 

Também em Linda-a-Velha, fomos conhecer a Gift4U, uma papelaria que é também uma gift shop. Ali encontra desde jornais e revistas, a material escolar e até pequenas lembranças para oferecer, que podem ser personalizadas, com um serviço de criação de brindes artesanais. 

No início de setembro chegou ao Taguspark uma novidade muito saborosa. O Panorâmico by Faz Figura abriu no dia 5, para servir almoços de segunda a sexta-feira. Com uma vista privilegiada, o espaço veio reforçar a oferta de restauração naquele parque empresarial, com pratos à carta ou menus executivos. Focado em valorizar produtos nacionais e tradicionais, o restaurante não esquece a região onde está inserido e dá destaque a sabores locais.

A 22 de setembro abriu outra novidade gastronómica, desta vez em Linda-a-Velha. O InQuiet chegou com um conceito de refeições leves, frescas e rápidas, com opções vegetarianas e também um brunch ao fim de semana. O espaço, criado por duas jovens da zona, Carolina e Mariana, quer colmatar uma falha deste tipo de oferta na região e atrair clientes jovens ao mesmo tempo que conquista também os mais velhos. 

Para quem prefere refeições de fast food, no dia 29 de setembro chegou a Paço de Arcos um novo McDonald’s. É o sétimo espaço da marca no concelho de Oeiras e o 191.º a nível nacional. 

O final do mês registou também duas importantes aberturas de espaços comerciais no concelho. Falamos do novo Lidl em Linda-a-Velha, que inaugurou no dia 29, tornando-se a quarta loja da marca no concelho e do Continente Bom Dia de Carnaxide, aberto desde dia 28, situado ao lado do World Trade Center. Esta é a sétima loja da cadeia de supermercados no concelho de Oeiras, que vem reforçar a oferta comercial para as cerca de três mil pessoas que irão trabalhar nos escritórios ali presentes. 

Setembro foi um mês rico também em inaugurações de exposições artísticas e culturais, todas elas com entrada livre. Logo no dia 3, a abrir o mês, inaugurou na Fábrica da Pólvora em Barcarena a mostra interativa “Insetos em Ordem“, que aborda a diversidade de insetos comuns da fauna ibérica e europeia, com exemplares de uma coleção biológica pertencentes a mais de 50 espécies de insetos. Está aberta até março de 2023. 

A 8 de setembro, “Contrast” chegou ao Núcleo Central do Taguspark. Da autoria do artista contemporâneo Durães-West, a exposição de pintura traz um conjunto de obras onde o artista explora a maneira como as formas e as cores contrastantes podem energizar, harmonizar ou ser disruptivas. Está aberta ao público até 22 de outubro.

Pelo segundo ano consecutivo, o Parque dos Poetas, em Oeiras, recebe a mostra do “World Press Photo“, um dos mais conhecidos e reputados concursos de fotografia do mundo, focado na área de fotojornalismo. Estarão presentes as obras vencedoras de 24 fotógrafos, de 23 países, com diferentes perspetivas dos principais temas que marcaram e marcam a atualidade. A exposição, que resultou da 65.ª edição do concurso, foi inaugurada a 15 de setembro e estará patente até 16 de outubro. 

Exatamente nas mesmas datas, pode ver a instalação artística “Waste Wave” no segundo piso do Oeiras Parque. Criada pelo artista Bruno Costa, a obra foi construída com resíduos plásticos provenientes do programa de reciclagem do próprio centro comercial. Foram utilizados quase 90 quilos de plástico para passar uma simples mensagem: evite este material. Pode conhecê-la até dia 16 de outubro. 

A 16 de setembro, foi a vez de “+Mulher” ser inaugurada nos jardins da Fábrica da Pólvora. Um projeto criado pela fotógrafa Dai Moraes, que dá a conhecer a história de dez mulheres, com diferentes condições de saúde, que dão o seu testemunho neste trabalho feito para elevar a sua autoestima e empoderamento, assim como para inspirar outras mulheres. Está aberta ao público até 23 de outubro. 

Criámos uma infografia para saber exatamente onde encontrar todas as novidades. Para saber mais sobre cada uma delas, carregue nas setas no início ou no fim do texto. 

 
13 novidades imperdíveis que chegaram ao concelho de Oeiras nos últimos meses

MAIS HISTÓRIAS DE OEIRAS

AGENDA