na cidade

13 atividades para fazer à borla no concelho de Oeiras este fim de semana

Há sugestões para todos os gostos, desde quem adora eventos populares a quem prefere exercitar o corpo e a mente.
Há várias atividades ligadas ao bem-estar.

Apesar de alguns períodos de chuva previstos pelo IPMA para este fim de semana, 9 e 10 de setembro, há várias atividades desportivas marcadas em espaços ao ar livre, inseridas em programas realizados pelo Município de Oeiras como o Equilibra-te, o Mexe-te na Marina e a sessão com PT nos equipamentos fitness outdoor.

Por outro lado, pode também inscrever-se na visita ao biospot no Parque Urbano Vale da Terrugem, uma iniciativa inserida no programa Agenda da Natureza, a decorrer no sábado. Ao longo de um percurso sinalizado no terreno, através de painéis que ilustram a diversidade de espécies e habitats deste magnífico local, os participantes poderão conhecer melhor a biodiversidade que os rodeia.

Porém, o grande destaque do fim de semana vai para as Festas de Linda-a-Velha, que decorrem até domingo. As celebrações em honra de Nossa Senhora do Cabo trazem uma programação religiosa e cultural, que pode conhecer em detalhe neste artigo.

De seguida, saiba tudo o que pode fazer, conhecer, assistir ou participar nos próximos dias. 

Sábado 

9h30 às 10h30 — Aula de ioga no Complexo Desportivo Nacional do Jamor (no relvado junto ao tiro com arco), no âmbito do programa Equilibra-te, desenvolvido pelo Município de Oeiras.

9h30 às 10h30 — Aula de chi kung no Parque Urbano de Miraflores, no âmbito do programa Equilibra-te, desenvolvido pelo Município de Oeiras.

9h30 às 10h30 — Aula de pilates no Parque Anjos, em Algés, no âmbito do programa Equilibra-te, desenvolvido pelo Município de Oeiras.

10 às 12 horas — Percurso de observação da biodiversidade no Parque Urbano Vale da Terrugem, inserido na Agenda da Natureza. A iniciativa, promovida pelo Município de Oeiras, tem participação gratuita mas sujeita a limite de inscrições, feitas através do número 210 977 459 ou do email dga@nulloeiras.pt. 

11 horas — Oficina do pensamento: “a viagem, curiosidade ou medo?”, para miúdos dos cinco aos 12 anos, acompanhados por um adulto. Para colocar em prática as ferramentas necessárias para saberem argumentar, escutar o ponto de vista alheio e construir novas ideias baseadas na interação com os outros. Decorre na Livraria Verney, em Oeiras. 

11 horas — Atividades do AnimàRua por vários espaços do concelho. Saiba por onde vão passar neste artigo da NiO. 

11 às 17 horas — Exposição “Espíritos da floresta”, com ilustrações de Susa Monteiro a partir de originais de Neves de Sousa, na Livraria-Galeria Municipal Verney.

22 horas — Atuação de Ramblers Parade nas Festas de Linda-a-Velha.

Domingo

9 horas ao meio-dia — Sessão com um PT nos equipamentos fitness outdoor, no Parque Urbano de Miraflores.

10 horas — Aula de ioga na Marina de Oeiras, no âmbito do programa “Mexe-te na Marina’’, promovido pela empresa municipal Oeiras Viva. 

10h30 às 18h30 — Torneio de xadrez na Fábrica da Pólvora de Barcarena. 

17 às 20 horas — Festival Somersby Out Jazz nos Jardins do Marquês de Pombal, em Oeiras. Neste dia tocam Mr Monaco e Leote.

21h30 — Concerto da Banda Jamor nas Festas de Linda-a-Velha.

Pode também aproveitar o fim de semana para ir conhecer (caso nunca lá tenha ido) o espaço que tem a melhor esplanada à beira-mar, de acordo com os leitores da NiO, que a elegeram numa votação que tinha 15 restaurantes e bares a votos. Carregue na galeria para ver algumas imagens do Luar da Barra. 

MAIS HISTÓRIAS DE OEIRAS

AGENDA