O primeiro fim de semana do ano fica marcado por diversas iniciativas culturais e de lifestyle, espalhadas por vários locais do concelho de Oeiras, algumas ainda ligadas às festividades da época. Para marcar o Dia de Reis, celebrado a 6 de janeiro, sábado, há uma atividade infantil na Biblioteca de Carnaxide. No dia seguinte, 7 de janeiro, pode assistir ao concerto de Ano Novo pela Orquestra de Câmara Portuguesa, em Paço de Arcos.
Sábado é também o último dia em que terá a oportunidade de visitar a exposição com 100 presépios, presente no Mercado Municipal de Oeiras. Ao passar por lá, aproveite para assistir ao encontro de poesia, dinamizado pela Luchapa – Associação Artística e Cultural que, todos os sábados de manhã, estará no piso térreo, com a iniciativa “A Cultura vai ao Mercado”.
Terá sessões de poesia, pequenos concertos e exposições de fotografia e de pintura, no sentido de promover participação cultural da comunidade. No dia 6 de janeiro, o encontro de poesia, que acontece pelas 11 horas, terá a presença de José Fernando Mendonça, com momentos musicais proporcionados por Manuel Gaspar.
Saiba tudo o que pode fazer, conhecer, visitar ou experimentar gratuitamente nos próximos dois dias.
Sábado
7h30 às 14 horas — Visitar a exposição com a coleção de “Presépios de Portugal e da Lusofonia”, no Mercado Municipal de Oeiras.
9h30 às 18 horas — Feira de Artesanato de Paço de Arcos, no Mercado Municipal de Paço de Arcos e Praceta Dionísio Matias.
10 às 20 horas — Exposição do World Press Photo, na alameda do Parque dos Poetas.
11 horas — “A Cultura vai ao Mercado”. Iniciativa dinamizada por Luchapa — Associação Artística e Cultural, no Mercado Municipal de Oeiras. Todos os sábados de manhã há uma iniciativa cultural, desde sessões de poesia, pequenos concertos, exposições de fotografia e de pintura, no sentido de promover a participação da comunidade.
11 às 17 horas — Exposição “A Face das Músicas — Partituras do Arquivo Ephemera”, no Centro Cultural do Palácio do Egipto, em Oeiras.
15h30 — Workshop de Dia de Reis para miúdos dos seis aos dez anos, acompanhados por um adulto, na Biblioteca Municipal de Carnaxide. O objetivo é pôr os pequeninos a dar asas à imaginação e criar símbolos alusivos à data. É necessário inscrição através do número 210 977 430 ou do email anabela.alves@nulloeiras.pt.
15h30 às 17 horas — Tapete Narrativo com oficina “O Principezinho”, na biblioteca Municipal de Oeiras. Será uma sessão de histórias com tapetes narrativos, dirigida a miúdos entre os seis e os dez anos, desenvolvida por Inês Blanc. A atividade terá tempo de escuta e de sonho, em que os personagens saltam das páginas do livro e materializam-se em bonecos coloridos de pano. Atividade sujeita a inscrição através do número 214 406 342 ou email maria.dornellas@nulloeiras.pt.
15h30 às 17h30 — Workshop de fotografia de retrato, com Arlindo Camacho, fotógrafo e colaborador das revistas “Visão” e “PRIMA”, no âmbito da exposição do World Press Photo. Apesar de gratuito, o ideal é realizar a inscrição online, para garantir a vaga, ou então, no dia em que se realiza o workshop, estar às 14h30 no local para fazê-lo.
21 horas — Concerto de Ano Novo pela Orquestra de Câmara Portuguesa, com direção e apresentação do maestro Pedro Carneiro. O evento realiza-se na Escola Secundária Luís de Freitas Branco, em Paço de Arcos, com três sinfonias: L. Boccherini (sinfonia em Ré menor “A Casa do Diabo”), W. A. Mozart (sinfonia concertante para viola, violino e orquestra em Mi bemol maior) e J. Haydn (sinfonia No. 59 em Lá maior, “Fogo”), com os solistas Sofia Ruivo (violino) e João Álvares Abreu (viola). Entrada livre, mas sujeita à lotação da sala. Para mais informações e reservas, contacte o número 915 391 449 ou o email reservas@nullocp.org.pt.
Domingo
9 às 18 horas — Feira de Velharias no Jardim Municipal de Oeiras. Pode descobrir peças vintage de diversos estilos e épocas, como espelhos, molduras, objetos em cobre, cerâmica, quadros, telefonias, gira-discos, entre outros.
10 às 20 horas — Exposição do World Press Photo, na alameda do Parque dos Poetas.
10h30 às 18h30 — “Xadrez na Fábrica”, prática livre de xadrez na Fábrica da Pólvora de Barcarena.
15h30 — Sessão de cinema gratuita no Auditório José de Castro em Paço de Arcos, nesta data será exibido “The Pleasure Garden“, filme que faz parte do início da carreira de Alfred Hitchcock, lançado em 1925 e que nunca estreou em Portugal.
17 horas — “A música no tempo do Marquês de Pombal”: concerto comentado pelo maestro José Soares, com sonatas de G. F. Haendel e G. P. Telemann, com o objetivo de fidelizar o público no âmbito da música erudita, apresentando-a de forma pedagógica. Com André Cameira (flauta transversal) e Mariana Soares (piano). Decorre no Auditório Municipal Maestro César Batalha, em Oeiras, com entrada sujeita à lotação da sala.
Relembre a coleção de presépios “Rei Pereira” que, no último mês, esteve em exposição no Mercado Municipal de Oeiras, com 100 figuras. No total, tem mais de mil exemplares, de vários sítios do mundo. Carregue na galeria para conhecer alguns.