O fim de semana será de sol, mas muito frio. Ainda assim, as iniciativas programadas em vários espaços do concelho de Oeiras não param e algumas delas vão mesmo incentivá-lo a sair de casa — nem que seja para gastar a energia dos miúdos numa das várias atividades que estão marcadas para os próximos dois dias.
No sábado, 28 de janeiro, pode começar o dia por ir até ao mercado biológico que estará presente nos jardins de Paço de Arcos e Algés, para comprar produtos frescos para sua casa. Durante a manhã, poderá visitar uma das várias exposições que estão abertas ao público gratuitamente e, à tarde, pode dar um passeio pelo bonito Parque dos Poetas ou pelo Jardim Municipal de Oeiras, onde vai encontrar o novo quiosque Guay.
Neste dia há também iniciativas dedicadas à poesia e uma oficina especial para os miúdos. No domingo, dia 29, o destaque vai para o torneio de xadrez, que irá decorrer durante todo o dia, na Fábrica da Pólvora, em Barcarena. Já que está por lá, aproveite para visitar a exposição “Insetos em Ordem”.
Mas há mais para fazer, visitar e descobrir. Conheça todas as nossas sugestões, em baixo.
Sábado
8 às 14 horas — Mercado Biológico nos Jardins Municipais de Paço de Arcos e Algés. Ali será possível encontrar uma variada oferta de produtos frescos e biológicos, sendo alguns deles semeados e colhidos no concelho de Oeiras.
9 às 19 horas — “Girafa Lavoisier” pode ser visitada no Núcleo Central do Taguspark. A obra foi criada a partir de 5.200 chinelos de borracha retirados do Oceano Índico.
9 às 19 horas — Exposição “Passado-Presente”, da fotojornalista Patrícia de Melo Moreira, patente no Núcleo Central do Taguspark, em Porto Salvo.
10 às 12 horas — Café Memória, um projeto dirigido a familiares e amigos das pessoas com problemas de memória ou demência. A iniciativa pretende contribuir para a melhoria da qualidade de vida e redução do isolamento social em que estas pessoas muitas vezes se encontram. A sessão decorre no Fórum Apoio, na Rua Margarida Palla, 23A, em Algés.
10 às 17 horas — Exposição “Insetos em Ordem”, no Edifício 51 da Fábrica da Pólvora, em Barcarena.
10 às 18 horas — Exposição “A Ciência Move-nos para o Futuro” no Templo da Poesia. A mostra tem por base a campanha realizada no ITQB NOVA durante a pandemia, para incentivar o uso de máscaras no ambiente de trabalho. Dela fazem parte fotografias a retratar o trabalho realizado, mostrando investigadores, estudantes e funcionários a desempenhar tarefas essenciais com máscara.
11 horas — Encontro de Poesia, no âmbito da iniciativa “A Cultura Vai ao Mercado”, no Mercado Municipal de Oeiras. A sessão será dinamizada por José Augusto Coelho nos momentos musicais e Manuel Rodas na poesia, com organização de Chá Luchapa, Associação Artística e Cultural.
15h30 às 17 horas — Oficina de brinquedos óticos, desenvolvida por Marco Taylor, onde os miúdos (dos seis aos nove anos) vão aprender como surgiram as primeiras experiências da imagem animada e construir alguns desses brinquedos. Decorre na Biblioteca Municipal de Algés e as inscrições podem ser feitas através do número 210 977 480 ou dos emails isabel.machado@nulloeiras.pt ou vera.nunes@nulloeiras.pt.
18h30 às 20 horas — Sarau musico-literário com homenagem a Eugénio de Andrade, organizado por Chá Luchapa, com José Prata, Armando Diegues, Alice Duarte, Francisca Patrício e Orlando Branquinho. Na última meia hora haverá espaço para leitura livre de poemas. Decorre no Auditório Municipal Eunice Muñoz.
Domingo
10 às 17 horas — Exposição “Insetos em Ordem”, no Edifício 51 da Fábrica da Pólvora, em Barcarena.
10h30 às 18h30 — Torneio de Xadrez na Fábrica da Pólvora em Barcarena.
11 horas — Concerto didático para pais e filhos, “Histórias de música e música com histórias”, no Palácio Marquês de Pombal, em Oeiras. Com solistas da Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras, direção artística e comentários do maestro Nikolay Lalov. Para maiores de seis anos. Mais informações através do número 214 408 565 ou do email carlos.pinto@nulloeiras.pt.
11h30 — Sessão de contos na Livraria Gatafunho, no Largo 5 de Outubro, em Oeiras.
17 horas — “A música no tempo de Marquês de Pombal”. Concerto comentado pelo maestro José Soares, que pretende formar e fidelizar público no âmbito da música erudita, apresentando-a de uma forma pedagógica. Decorre no Auditório Municipal César Batalha, em Oeiras.
Se quiser ficar no quentinho do lar ou, por exemplo, ir ao cinema, aproveite para ver um dos filmes nomeados aos Óscares que já se encontram nas plataformas de streaming ou que estrearam nas salas nacionais. Carregue na galeria para descobrir quais são.