Estamos a entrar no último fim de semana das Festas de Oeiras, mas ainda há muito para acontecer, nomeadamente os concertos nos serões de 17 e 18 de junho e tudo o que pode fazer por lá durante o dia.
Na noite de sábado, vai poder também assistir a uma das provas desportivas mais emblemáticas do concelho. A Marginal à Noite irá decorrer entre as 21h30 e a meia-noite, com partida e chegada em frente à Praia de Santo Amaro de Oeiras. Conheça os condicionamentos de trânsito neste artigo.
Este é também o fim de semana de celebração do 25.º aniversário da Fábrica da Pólvora e foi criada uma programação especial para que todos possam conhecer melhor o espaço histórico. Há, como sempre, atividades lúdicas dedicadas aos miúdos, entre outros programas artísticos e culturais para os adultos.
Saiba tudo o que pode conhecer, experimentar, assistir ou participar nos próximos dias.
Sábado (17 de junho)
10h30 — Ioga em família na Fábrica da Pólvora. Para maiores de nove anos.
11 horas — Workshop de modelação em barro na Livraria Municipal Verney, em Oeiras, para miúdos dos cinco aos 12 anos, integrado nas comemorações das festas juninas, falando da tradição de os Santos Populares serem festejados com a montagem de cascatas decoradas com manjericos, flores de papel e pequenas figuras cerâmicas. Inscrições através do número 214 408 329 ou email livraria.verney@nulloeiras.pt.
15 horas — Visita guiada à Fábrica da Pólvora: “25 anos de um património recuperado”. Para maiores de 12 anos.
15h30 — Oficina de movimento “Uma dança diferente”, desenvolvida por Ana Santos, inspirada no livro “Um presente diferente” de Marta Azcona e Rosa Osuna, pretende estimular a criatividade e a livre expressão de miúdos dos quatro aos seis anos (acompanhados por um adulto), valorizando a ideia de que com pouco se pode criar e sonhar muito. Acontece na Biblioteca Municipal de Algés.
15h30 às 18 horas — “Há jogos de mesa na vila de Oeiras”. Uma iniciativa das Bibliotecas Municipais de Oeiras, em parceria com a Livraria Gatafunho, onde a Antonella Gilardi dinamizará os jogos de mesa, destinados a miúdos a partir dos quatro anos e suas famílias. Decorre no Largo 5 de Outubro, em Oeiras, em frente à Igreja Matriz. Para inscrições pode contactar o número 214 406 342 ou o email maria.dornellas@nulloeiras.pt.
16 horas — Inauguração da exposição “Espíritos da Floresta”, com ilustrações de Susa Monteiro, a partir de originais de Neves e Sousa, na Livraria-Galeria Municipal Verney, em Oeiras.
22 horas — Concerto de Djodje no Jardim Municipal de Oeiras, inserido nas Festas de Oeiras.
Domingo (18 de junho)
11 às 17 horas — Visita livre a três edifícios da Fábrica da Pólvora: Edifício das Galgas, Central Hidroelétrica e Centrais Diesel, no âmbito das celebrações do 25.º aniversário do espaço.
17 horas — Concertos Comentados: a música no tempo do Marquês de Pombal, no Auditório Municipal Maestro César Batalha, em Oeiras. Comentários pelo maestro José Soares, com Mariana Moita (violino), Sofia Brito (oboé), André Cameira (flauta transversal) e Mariana Soares (piano).
17 às 21 horas — Festival Somersby Out Jazz no Jardim da Quinta Real de Caxias. Neste dia tocam Mamute e Jamaimoi.
22 horas — Concerto de Richie Campbell no Jardim Municipal de Oeiras, inserido nas Festas de Oeiras.
Se está a planear passar pelas Festas de Oeiras este fim de semana, carregue na galeria para conhecer 11 coisas que não pode deixar de fazer por lá.