na cidade

11 atividades gratuitas para fazer este fim de semana em Oeiras

Entre a noite de sexta-feira, 20, e domingo, 22, há vários eventos culturais a acontecer e muitos programas para os miúdos.
Aproveite para fazer uma caminhada.

O fim de semana será de sol e céu limpo no concelho de Oeiras. Depois da descida de temperatura dos últimos dias e o vento a soprar com maior intensidade, o clima volta a estar mais agradável entre esta sexta-feira, dia 20, e domingo, dia 22 de janeiro. Aproveite para passear ao ar livre, ir até um jardim perto de casa ou fazer uma caminhada no passeio marítimo.

Se preferir programas dentro de portas, pode visitar alguma das exposições presentes em vários espaços do concelho e, se lhe faltam ideias de programas lúdicos e pedagógicos para fazer com os miúdos, siga uma das nossas sugestões. 

Para começar o fim de semana em grande, na noite desta sexta-feira, dia 20, há dois eventos culturais a não perder. Se for fã de teatro não deixe de assistir à peça de entrada livre “Amílcar Geração — 50 anos da sua morte” mas se, por outro lado, preferir iniciativas ligadas aos livros, pode ir até à Biblioteca Municipal de Oeiras para mais uma sessão do Café com Letras. 

Tome nota das atividades culturais que pode visitar este fim de semana. 

Sexta-feira

21h30 — Peça de teatro “Amílcar Geração — 50 anos da sua morte”, interpretada por Ângelo Torres, no Auditório Municipal Eunice Muñoz, em Oeiras. Consiste num monólogo sobre a vida e o legado de Amílcar Cabral, político e agrónomo da Guiné-Bissau e de Cabo Verde.

21h30Café com Letras, com a escritora Isabela Figueiredo, na Biblioteca Municipal de Oeiras.

Sábado

8 às 14 horas — Mercado Biológico nos Jardins Municipais de Paço de Arcos e Algés. Ali será possível encontrar uma variada oferta de produtos frescos e biológicos, sendo alguns deles semeados e colhidos no concelho de Oeiras.⁠

9 às 19 horas — “Girafa Lavoisier” pode ser visitada no Núcleo Central do Taguspark. A obra foi criada a partir de 5.200 chinelos de borracha retirados do Oceano Índico.

9 às 19 horas — Exposição “Passado-Presente”, da fotojornalista Patrícia de Melo Moreira, patente no Núcleo Central do Taguspark, em Porto Salvo.

10 às 17 horas — Exposição “Insetos em Ordem”, no Edifício 51 da Fábrica da Pólvora, em Barcarena.

10 às 23 horas — Rally Dakar no Oeiras Parque. Visite a exposição “BP Ultimate Adventure Team”, patente no piso 1, onde estão viaturas todo-o-terreno que participaram na competição. Pode ainda experimentar um simulador com o jogo Dakar Desert Rally.

11 horas — Encontro de Poesia, no âmbito da iniciativa “A Cultura Vai ao Mercado”, no Mercado Municipal de Oeiras. A sessão será dinamizada por  Francisca Patrício na poesia e Mário Eustáquio Santos nos momentos musicais, com organização de Chá Luchapa, Associação Artística e Cultural.

11 horas — Oficina do Pensamento. Atividades para os miúdos realizadas na Livraria-Galeria Municipal Verney, onde podem pintar, imaginar, desenhar os seus pensamentos, concentrarem-se nas suas ideias e motivarem-se potenciando a sua criatividade. Destinado a famílias com miúdos entre os cinco e os 12 anos. É necessário inscrição para o número 214 408 329 ou email livraria.verney@nulloeiras.pt.

15h30 às 16h30 — “Biblioteca Extravagante”, na Biblioteca Municipal de Oeiras. Oficina desenvolvida por Pedro Oliveira para miúdos a partir dos quatro anos. “Um dia todos os livros maltratados resolvem transformar-se em objetos, para assim se protegerem e as histórias que transportam. Vamos descobrir e imaginar as histórias que estes objetos têm para contar”, é o ponto de partida para um momento lúdico com os mais pequenos. Inscrições através do contacto 214 406 340 ou email maria.dornellas@nulloeiras.pt.

Domingo 

10 às 17 horas — Exposição “Insetos em Ordem”, no Edifício 51 da Fábrica da Pólvora, em Barcarena.

10 às 23 horas — Rally Dakar no Oeiras Parque. Visite a exposição “BP Ultimate Adventure Team”, patente no piso 1, onde estão viaturas todo-o-terreno que participaram na competição. Pode ainda experimentar um simulador com o jogo Dakar Desert Rally.

11h30 — Sessão de contos na Livraria Gatafunho, no Largo 5 de Outubro, em Oeiras.

Carregue na galeria para conhecer cinco receitas de bebidas quentes e saudáveis que vão ajudá-lo a enfrentar o frio nos próximos dias.

MAIS HISTÓRIAS DE OEIRAS

AGENDA