Foi a necessidade de passar mais tempo em família que motivou Tânia Franco a lançar o seu próprio negócio. “Queria fazer atividades com as minhas filhas e que tivessem mais contacto com outros miúdos”, conta.
Em 2020, a pandemia provocada pela Covid-19 obrigou a alterações nas rotinas de muitas famílias e, mesmo com o desconfinamento, algumas mudanças acabaram por tornar-se permanentes. “Depois do confinamento, comecei a estar maioritariamente em teletrabalho. Mais tarde, nasceram as minhas filhas, Carlota e Carolina, que acabaram por ficar conosco, em casa, até aos três anos”, conta.
Durante esse tempo, Tânia começou a sentir que precisava de um espaço que não fosse na própria casa, para criar memórias as gémeas, estimular-lhes a criatividade com atividades lúdicas e até proporcionar workshops em que tivessem mais contacto com outros miúdos.
“Fui procurando espaços, mas sentia que faltava um sítio que fosse dedicado às famílias, em que adultos e miúdos pudessem explorar a criatividade juntos”, confessa. Com vontade de criar memórias em família e proporcionar momentos especiais às filhas, a oeirense de 40 anos meteu as mãos à obra e começou por procurar um espaço que lhe fizesse sentido.
“Queria que fosse no concelho e tinha de ser um local com muita luz natural. Nunca quis uma loja muito grande, mas sim algo pequeno, funcional e versátil”, afirma.
O Buzzy abriu em maio, em Porto Salvo, e promete ser um espaço para as famílias, onde a liberdade e a criatividade são as palavras de ordem. “O estúdio acaba por ser para todos, já que existem atividades para as famílias, para os miúdos e até para adultos.”
Desde a abertura que o espaço tem acolhido iniciativas originais, como escrita criativa, criação de cadernos mágicos, construções com reciclagem, workshops para fazer sabonetes ou velas, dioramas, costura, entre outros.
“Tentamos fugir aos workshops habituais, para dar ao público outras atividades, mais originais e diferentes. Para realizar estas iniciativas, temos profissionais dessas áreas para conduzir as sessões.”
O que está planeado no Buzzy para setembro
No mês do regresso às rotinas, a agenda do Buzzy está recheada de programas atrativos, tanto para os miúdos, como para as famílias. Este sábado, 6 de setembro, há um workshop de saboaria artesanal (55€) destinado a maiores de 16 anos. Das 14 às 19 horas, cada participante vai aprender a criar o seu próprio sabonete e dar largas à criatividade.
A 13 de setembro estão planeadas mais atividades a pensar nas famílias: a Playtray do Mar, das 9h30 às 10h30, onde o objetivo é que os miúdos brinquem com várias texturas e objetos coloridos, bem como a sessão de Mandarim em Família (18€), das 11 horas às 11h45. “Esta atividade é muito divertida pois permite aos participantes aprender um idioma diferente, como as palavras mais básicas e os números”.
Todos os meses vão surgindo novas experiências originais e o que não faltam são atividades para todos os gostos e idades. “Vou-me inspirando nas minhas filhas, no que mais gostam de fazer e que gostariam de experimentar pela primeira vez”.
Carregue na galeria para ver fotografias do espaço.








