O NOS Alive está de volta ao Passeio Marítimo de Algés e domina a agenda do fim de semana em Oeiras. Mas há outras opções além dos concertos: a Color Run, finalmente sem o calor a atrapalhar, regressa ao Jamor no sábado, enquanto o MAP Oeiras, o Festival Sete Sóis Sete Luas e outras iniciativas locais completam os três dias. Para quem procura um ritmo mais tranquilo, há outras opções como um clube do livro silencioso e uma aula de ioga ao ar livre.
A sexta-feira começa devagar, com uma oficina de arte na natureza na Praia da Torre, pensada para famílias com miúdos entre os três e os dez anos. À tarde, o NOS Alive vai para o seu segundo dia no Passeio Marítimo de Algés, com concertos de bandas como The Warning, Skunk Anansie, Wolf Alice e Foo Fighters no Palco NOS, e Zara Larsson a fechar a noite no Palco Heineken.
Ainda à noite, o Templo da Poesia, no Parque dos Poetas, abre a primeira noite do Posto de Escuta, festival interassociativo do MAP Oeiras dedicado este ano ao tema “Portugal na Europa”, enquanto a Fábrica da Pólvora recebe o Festival Sete Sóis Sete Luas, com o concerto “Primitive Robot – Bridges on Mediterranean”, que junta música de Itália e Marrocos.
No sábado, quem quiser pode juntar-se à aula de ioga gratuita no Jardim do Reservatório do Alto de Santa Catarina, às 9 horas. Segue-se, no Mercado Municipal de Oeiras, uma oficina sobre polinização, dedicada à biodiversidade e ao papel dos polinizadores, e o Clube do Livro Silencioso, na Livraria Municipal Verney, às 11 horas.
À tarde, a The Color Run está de volta ao Complexo Desportivo do Jamor, depois do adiamento da semana passada devido ao risco de incêndio. O NOS Alive continua em força no Passeio Marítimo de Algés, com Pixies, Lorde e Florence + the Machine em destaque no Palco NOS e no Palco Heineken, além de nomes como Fidju Kitxora e Titica no Palco WTF Clubbing.
O domingo fecha o fim de semana com música e cultura em vários pontos do concelho. O Palácio dos Aciprestes, em Linda-a-Velha, recebe o concerto Estoril Brass, pela Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras, às 17 horas. À mesma hora, o Parque Urbano de Miraflores volta a receber o Out Jazz, com atuações de Daphné Chenel Trio e Azza.
Já na Fábrica da Pólvora de Barcarena, o Auditório Pátio do Enxugo recebe “SEIVAS – O Restauro das 4 Estações”, uma performance da Matridança inspirada nas Quatro Estações de Vivaldi.
Tome nota de todas as sugestões para o fim de semana.
Sexta-feira, 10 de julho
10 horas — Oficina de Arte na Natureza, Praia da Torre. Atividade de 45 minutos para famílias com crianças dos três aos dez anos. Informações e inscrições: Bibliotecas de Praia e oeirasaler@nulloeiras.pt.
16h30 às 3 da manhã —NOS Alive, no Passeio Marítimo de Algés. Concertos a partir das 16h30, com destaque para The Warning, Skunk Anansie, Wolf Alice, Foo Fighters (Palco NOS) e Zara Larsson (Palco Heineken).
20 horas — Há Jogos na Vila, Mercado Municipal de Oeiras. Jogos de tabuleiro para toda a família, até à 1 hora. Informações: gboeiras@nullsapo.pt.
21 horas — Posto de Escuta, Templo da Poesia (Parque dos Poetas). Primeira noite do festival interassociativo do MAP Oeiras, com as Associações 100 Dramas, Matraca e Teatro Umano. Entrada gratuita, mediante inscrição em mapoeiras.com.
21h45 — Festival Sete Sóis Sete Luas, Fábrica da Pólvora, Barcarena. Concerto “Primitive Robot – Bridges on Mediterranean”, com Marcondiro, Cesarini & Nour Eddine (Itália, Marrocos). Gratuito.
Sábado, 11 de julho
9 horas — Mexe-te em Harmonia: aula de ioga no Jardim do Reservatório do Alto de Santa Catarina. Grátis com inscrições em queroir.pt. Integrado no programa Passaporte + Desportista.
10 horas — Oficina: Segredos da Polinização, Mercado Municipal de Oeiras, das 10 às 12 horas. Idade mínima de dez anos. Participação gratuita, mediante inscrição.
11 horas — Clube do Livro Silencioso, Livraria Municipal Verney. Entrada livre, sujeita à capacidade da sala. Informações: livraria.verney@nulloeiras.pt | 214 408 329.
16h30 às 3 da manhã —NOS Alive, Passeio Marítimo de Algés. Concertos a partir das 16h30, com destaque para Lorde, Florence + the Machine, Pixies (Palco NOS e Heineken) e Titica (Palco WTF Clubbing).
16 horas — The Color Run, Complexo Desportivo Nacional do Jamor. Bilhetes disponíveis online.
21 horas — Posto de Escuta, Templo da Poesia (Parque dos Poetas). Segunda noite do festival, com a peça “Rotunda da Europa”, encenada por Marina Albuquerque, com as Associações Talaus Teatro, Grupo de Teatro Nova Atena e (In)Temporal Chorus. Entrada gratuita, mediante inscrição em mapoeiras.com.
Domingo, 12 de julho
17 horas — Estoril Brass, Palácio dos Aciprestes, Linda-a-Velha. Concerto da Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras. Entrada livre, sujeita à lotação do espaço.
17 horas — Out Jazz, Parque Urbano de Miraflores. Atuações de Daphné Chenel Trio e Azza. Até ao pôr do sol. Gratuito.
17 horas — SEIVAS – O Restauro das 4 Estações, Auditório Pátio do Enxugo, Fábrica da Pólvora de Barcarena. Performance da Matridança, inspirada nas Quatro Estações de Vivaldi. Inscrições no Instagram @matridance_oficial.








