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Verdade ou mentira? Descubra 4 mitos muito comuns da nutrição

Será que a água com limão faz emagrecer mais depressa e o glúten tem impacto negativo na saúde? A NiO explica-lhe tudo.
Desengane-se.

Nesta altura do ano são várias as pessoas que estão a levar a sério uma dieta rigorosa para manterem uma silhueta invejável no verão. Essa é a prioridade número um quando um novo ano começa, o que conduz muitas vezes a más escolhas alimentares. O problema é que existem vários mitos nutricionais que se espalharam como verdades, sendo depois implementados em dietas que não são acompanhadas por profissionais da área. 

Por isso, a nutricionista oeirense Cátia Carvalho da Silva decidiu desmentir quatro fake news da nutrição. Não importa se está a querer perder peso ou fazer a manutenção do mesmo, o que interessa é introduzir com algum rigor o consumo diário de fruta e leguminosas. Esse é o verdadeiro (e único) segredo para uma alimentação saudável, nunca esquecendo que os açúcares e gorduras saturadas são os nossos piores inimigos. 

Conheça agora quatro mitos muito comuns da nutrição explicados pela nutricionista Cátia Carvalho da Silva.

Água com limão emagrece?

Não. Nenhum alimento por si só, vai fazê-lo emagrecer. Serão sempre um conjunto de alimentos ou várias escolhas, que vão ter esse efeito no nosso organismo. A água com limão não emagrece, mas ajuda a hidratar, facilita a digestão e é uma ótima fonte de vitamina C. 

Para emagrecer, devo retirar o pão?

Não. Ainda assim, é preciso ter atenção às quantidades de pão que se comem e ao tipo de pão escolhido. Além disso, preste atenção àquilo que coloca no pão, apenas isso. 

O glúten faz mal à saúde?

Não, a não ser que tenha um problema grave de saúde que impeça realmente o consumo de alimentos com glúten, como por exemplo a doença celíaca, sensibilidade ao glúten ou outras patologias. 

A cenoura cozida engorda mais que a cenoura crua?

Não, mas vamos comparar. Uma cenoura crua com 100 gramas apresenta 23 calorias, quatro gramas de hidratos de carbono e três gramas de fibra. Uma cenoura cozida com 100 gramas apresenta 25 calorias, três gramas de hidratos de carbono e três gramas de fibra.

Já que aqui está, carregue na galeria para conhecer três receitas novas e deliciosas para fazer em casa.

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