fit

Sonhos de abóbora com metade das calorias e que não precisa fritar? Sim, existem

São obrigatórios à mesa na noite de consoada, mas este ano pode optar por uma alternativa mais saudável e igualmente deliciosa.
Ficam com um aspeto semelhante.

Podíamos lançar o desafio de ignorar todos os doces de Natal que vão estar em cima da mesa na ceia, mas sabemos que seria uma pequena tortura, para não dizer mesmo impossível de cumprir. A solução não é deitar tudo a perder. Em vez disso, experimente fazer as versões saudáveis dos seus doces favoritos. Também são deliciosas e não vão deixar nenhum peso na consciência (nem na balança).

Os sonhos, por exemplo, são um doce típico da gastronomia portuguesa, sobretudo na época natalícia. Porém, segundo os registos mais antigos, a origem da receita leva-nos até à Turquia, onde este doce em forma de bola representa o sol nascente, a luz e o amor. Não se sabe se esta lenda é verdadeira, mas uma coisa é certa: quem os prova fica apaixonado pela sobremesa natalícia.

A versão fit de Rui Marques, autor do blogue “A Pitada do Pai”, não lhe fica nada atrás. A abóbora continua a ser a protagonista, mas o açúcar não faz parte da massa. No final, em vez de os fritar em óleo, basta colocá-los na air fryer, ou no forno, sem qualquer tipo de gordura. Com esta preparação reduz quase para metade o número de calorias.

Do que precisa

— 300 gramas de puré de abóbora
— 125 mililitros bebida vegetal ou leite
— 125 mililitros água
— 350 gramas farinha de trigo (ou 250gr de aveia e 100gr de arroz)
— Casquinha de limão
— 4 ovos
— Açúcar de coco para polvilhar
— Canela para polvilhar

Como se faz

Comece por cozer ou assar a abóbora e reduza a puré. Coloque os ovos numa tigela e bata bem até o volume triplicar. A seguir, adicione a água e o leite e envolva. Junte a farinha, a raspa de limão e o fermento e misture muito bem. Adicione o puré de abóbora e envolva gentilmente. Divida a massa em pequenas formas e leve à airfryer durante cerca de 8 a 10 minutos a 180 graus — se quiser que fiquem mais dourados pode colocar a 200 graus.
Retire das formas e polvilhe com açúcar e canela.

Caso queira ter noção das calorias das versões tradicionais, carregue na galeria e descubra quais são os doces de Natal mais calóricos — talvez fique surpreendido com o primeiro lugar.

MAIS HISTÓRIAS DE OEIRAS

AGENDA