fit

Só precisa de limões, morangos e mel para fazer o gelado mais refrescante do verão

Esqueça o açúcar, o leite e outros ingredientes que não ajudam a manter a linha. Mais saudável que isto, impossível.
Imagem ilustrativa de Freepik.

São dois sabores muito distintos que, curiosamente, casam muito bem. O doce do morango e a acidez do limão tinham tudo para não encaixar mas, na verdade, são dois frutos que combinam com praticamente todos os outros ingredientes que se lhes queira juntar.

Versáteis, coloridos e sumarentos, têm ambos vários benefícios para a saúde. Com pouquíssimas calorias, são ricos em fibras, antioxidantes e vitamina C. O limão ajuda também a regular a pressão arterial e o intestino, enquanto o morango ajuda a controlar a pressão arterial e a diminuir o colesterol.

Juntos, são uma verdadeira bomba de saúde, quando consumidos no seu estado natural. Esqueça a taça de morangos carregados de açúcar, as tartes ou os bolos de limão. No entanto, há uma sobremesa amiga da dieta que pode fazer com estes dois ingredientes: um gelado super fresco, saboroso e saudável. 

Faz-se super rápido (até mesmo quem não tem talento para a cozinha) e é ótimo para refrescar nos dias quentes e controlar a gula quando lhe apetece algo doce. Só tem de juntar um pouco de mel e temos a certeza que será uma receita a repetir ao longo do verão.

A proposta é da nutricionista oeirense Cátia Carvalho Silva, que dá também uma original sugestão de apresentação: colocar uma colher do gelado numa casca vazia de limão. Pode, ainda, decorar com uma folha de hortelã ou manjericão para dar o toque final. 

Sugestão de apresentação.

Pode conhecer melhor o trabalho de Cátia Carvalho Silva nas páginas de Instagram e Facebook e, se quiser, marcar uma consulta com a nutricionista, tanto presencial como online, através do email catiacarvalhodsilva@nullgmail.com.⁣

Do que precisa

— 4 limões

— 250 gramas de morangos (congelados)

— 3 colheres de sopa de mel

Como se faz

Comece por retirar a casca dos limões e triture-os no liquidificador. Com a ajuda de um coador, reserve o sumo dos limões (sem grumos). Coloque-o, depois, em forminhas de gelo e leve-as ao congelador. De seguida, coloque os morangos (convém estarem previamente congelados) no liquidificador e triture-os. Adicione, então, os cubos de gelo do sumo de limão e acrescente três colheres de sopa de mel (ou xarope de tâmara).

Triture na potência máxima até obter a textura desejada. Se quiser acrescentar mais sabor ao gelado pode triturar, em conjunto, umas folhas de hortelã ou manjericão. Para uma apresentação original, opte por servir uma colher do gelado dentro da meia casca de um limão. 

Se gosta de experimentar diferentes receitas em casa, carregue na galeria para conhecer mais algumas de gelados caseiros, que ainda pode fazer este verão. 

MAIS HISTÓRIAS DE OEIRAS

AGENDA