fit

Seis mil pessoas vão participar na Marginal à Noite este sábado

A famosa corrida noturna decorre a 18 de junho. A Avenida Marginal estará fechada ao trânsito para a realização da prova.
A prova começa às 21h30 na praia de Santo Amaro de Oeiras.

São vários os eventos desportivos que a Câmara Municipal de Oeiras organiza, ao longo do ano, para manter a população ativa fisicamente e promover um estilo de vida mais saudável. Algumas dessas iniciativas são já emblemáticas no concelho, como é o caso da Marginal à Noite, que regressa este sábado, dia 18 de junho, para mais uma edição – após dois anos de interrupção devido à pandemia.

A corrida, organizada pela Câmara Municipal de Oeiras, terá como ponto de partida e de chegada a praia de Santo Amaro de Oeiras, num percurso de aproximadamente oito quilómetros. O ponto de retorno será junto à estação de comboio de Caxias. A prova começa às 21h30 e, atenção, que há um tempo limite de duas horas para terminá-la. 

O percurso.

As inscrições fecharam no passado domingo, dia 12 de junho, e a autarquia já anunciou que serão seis mil atletas a fazer parte da corrida noturna ao longo da Avenida Marginal.

Esta é, assim, uma iniciativa aberta a todos aqueles que queiram participar e conquistar mais um desafio na sua jornada desportiva. “É uma verdadeira corrida para todos, onde convivem, lado a lado, corredores rápidos e menos rápidos, iniciados e experientes, que se contagiam com o público que está sempre presente, criando o ambiente de festa característico desta prova”, revelou a autarquia à NiO, quando foi divulgada a data da edição deste ano.

Nesta prova, os atletas têm a possibilidade percorrer a Avenida Marginal sem carros, durante a noite, lado a lado com o mar. Uma oportunidade única que se transformará numa experiência, certamente, inesquecível.

Está programada animação ao longo de todo o percurso. Ou seja, além do exercício físico, haverá muito convívio e boa disposição, aliados a uma energia contagiante por parte do público que irá assistir à corrida. Se é um dos participante ou se vai até lá para dar força aos atletas, saiba que não vai passar frio. A noite espera-se amena, segundo previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

E para que tudo corra da melhor forma, tome nota de algumas informações importantes. A entrega dos kits de atleta irá decorrer nas instalações da Associação Empresarial da Região de Lisboa (AERLIS), situada na Rua Coro de Santo Amaro de Oeiras, Edifício AERLIS, em Oeiras. As datas são as seguintes: quinta-feira, dia 16 de junho, entre as 17 e as 21 horas; sexta-feira, dia 17 de junho, entre as 9h30 e as 21 horas; sábado, dia 18 de junho, das 9h30 às 16 horas.

Durante a prova, haverá dois postos de abastecimento de água à disposição dos atletas, com o limite de uma garrafa de água por participante, em cada local. Poderá ter acesso às mesmas no quilómetro 4, em Caxias, e no final da prova, em Santo Amaro de Oeiras. Haverá também postos de apoio de emergência médica ao longo do percurso. 

Devido à realização da corrida, vão registar-se alguns condicionamentos de trânsito na Avenida Marginal e áreas próximas. A própria avenida estará encerrada ao trânsito automóvel, no dia 18, das 18h45 à meia-noite e meia, desde a rotunda da Praia da Torre até ao Alto da Boa Viagem, nos dois sentidos. Também a Rua José Diogo da Silva, que liga o Jardim Municipal de Oeiras à Avenida Marginal, estará cortada ao trânsito entre as 18 horas e a meia-noite e meia. Será também proibida a circulação a munícipes no Passeio Marítimo das 21h30 às 23h30, entre as praias de Paço de Arcos e Santo Amaro de Oeiras.

Se, eventualmente, escolher dirigir-se até ao local nos comboios da CP, saiba que o bilhete terá preço reduzido para todos os inscritos que apresentem o dorsal de atleta.

Para saber mais visite o site da “Marginal à noite” ou siga a página de Facebook. A iniciativa decorre no âmbito das Festas de Oeiras, evento que termina no dia seguinte, 19 de junho, com um concerto dos Calema, às 22 horas, no Jardim Municipal de Oeiras. 

Uma iniciativa que promove a vida saudável.

MAIS HISTÓRIAS DE OEIRAS

AGENDA