Os portugueses adoram o verão. Viagens, passeios ao ar livre, praia, almoços e jantares com os amigos na esplanada — tudo programas maravilhosos para fazer quando está calor. Porém, para algumas pessoas, esta época significa que o pesadelo do inchaço das pernas está de volta.
Parece quase proporcional: assim que as temperaturas começam a subir, as pernas começam a inchar e a ficar mais pesadas e cansadas. E há várias causas que podem explicar este fenómeno desconfortável e que condiciona, de certa forma, a qualidade de vida.
“A sensação resulta muitas vezes de doença venosa crónica, ou seja, da disfunção das válvulas das veias com refluxo do sangue, o que leva à acumulação do sangue venoso nos membros inferiores, originando a sensação de peso, cansaço, dores nas pernas e tornozelos e aparecimento de varizes”, explica Joana Carvalho, cirurgiã vascular.
Neste caso, os sintomas são mais frequentes ao final do dia, sobretudo quando passamos muito tempo em pé, levamos uma vida sedentária ou temos pouca atividade física. “Geralmente, agrava nos meses de primavera e verão, com a subida das temperaturas”.
O primeiro passo é consultar um médico, porque esta condição pode mesmo ter uma doença associada. “É sempre necessário fazer uma avaliação para descobrir quais são as causas que podem estar por trás do inchaço. Não tendo qualquer patologia os tratamentos são diferentes”, diz a clínica.
Há condições que, não sendo patológicas, podem ser tratadas com uma mudança do estilo de vida. “O edema laboral, que ataca as pessoas que estão muito tempo de pé ou sentadas, mas paradas. Normalmente as queixas é que chegam ao final do dia com os tornozelos e os gémeos inchados”, refere Joana Carvalho. E continua: “Este tem sido muito notório, sobretudo com a imposição do teletrabalho. Mas com o calor agrava, porque há uma vasodilatação criada pelo aumento da temperatura.”
O sedentarismo também pode estar na origem da mesma sensação e, mais uma vez, é agravada com o calor. “A contração muscular dos músculos gémeos é a principal força motriz para o retorno do sangue venoso. O tempo quente também agrava os sintomas, porque as veias dilatam-se, agravando a disfunção valvular”.
Outros fatores que podem contribuir para esta situação são as alterações hormonais e os anticoncepcionais orais, pelo “componente progestativo”. Assim como os efeitos secundários de algumas medicações, “sobretudo os fármacos para a hipertensão arterial”.
Carregue na galeria para conhecer as dicas de Joana Carvalho para acabar com as pernas inchadas.