Desde fevereiro e até meados de maio, que está a decorrer no concelho de Oeiras mais uma edição de rastreio de cancro de mama, realizada pela Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC), com o apoio da Câmara Municipal de Oeiras. É recomendado que, ao longo da vida, as mulheres realizem vários exames para despistar o diagnóstico da doença e, com estas iniciativas, torna-se mais fácil e acessível fazê-lo.
Sabemos que o cancro da mama tem maior probabilidade de cura se detetado a tempo. Por isso, fazer regularmente exames de rastreio é fundamental, já que permite detetar cancros em fase tratável, o que contribui para baixar a morbilidade (dano geral para a saúde física e mental) e a mortalidade por cancro da mama.
Assim, a unidade móvel de rastreio ao cancro da mama está neste momento junto ao Centro de Saúde de Paço de Arcos e ali ficará até dia 31 de março, sexta-feira. Segue depois para o Centro de Saúde de Linda-a-Velha, onde permanecerá de 4 de abril, terça-feira, a 18 de maio, quinta-feira. O horário de funcionamento é das 9 às 13 horas e das 14 horas às 17h30.
Só poderá ter acesso a estas unidades móveis a população feminina, com idade compreendida entre os 50 e os 69 anos, assintomática e sem próteses mamárias. Não podem inscrever-se mulheres que já tenham realizado uma mastectomia ou que já tiveram cancro da mama, assim como as que fizeram uma mamografia nos últimos seis meses.
Desta forma, as mulheres do município, que são elegíveis para o rastreio, vão poder fazê-lo, de forma gratuita. Na unidade estará uma equipa técnica especializada na área do cancro da mama, acompanhada por equipamentos digitais que potenciam uma melhor qualidade do diagnóstico.
A Liga Portuguesa Contra o Cancro irá convocar todas as mulheres com condições de elegibilidade, porém podem fazer rastreios todas aquelas que preencham os requisitos, mesmo sem terem recebido a convocatória. Para tal, deverão dirigir-se às unidades móveis, agendando antecipadamente através do número de telefone 245 009 299.
“Tendo em conta o pressuposto de que os rastreios oncológicos, atuando ao nível da prevenção e diagnóstico precoce, contribuem para a diminuição dos números de morbilidade e mortalidade, o Município de Oeiras decidiu apoiar mais esta ação de rastreio, através da disponibilização de uma comparticipação financeira, no valor de 360€, para a Liga Portuguesa Contra o Cancro no âmbito do Programa de Rastreios no concelho de Oeiras e também da disponibilização de apoio técnico e logístico”, refere a autarquia. O Programa de Rastreio de Cancro da Mama é realizado pela Liga Portuguesa Contra o Cancro em colaboração com a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo.