Ajudar a salvar vidas pode ser simples. Tanto, que basta ir até ao Centro Cívico de Carnaxide na próxima terça-feira, 25 de julho. É lá que se vai realizar uma ação de recolha de sangue, promovida pela União de Freguesias de Carnaxide e Queijas, em colaboração com o Instituto Português do Sangue e da Transplantação. A iniciativa decorre entre as 9 e as 13 horas.
É comum, no verão, os stocks nacionais de sangue reduzirem, em certa parte devido à diminuição das dádivas. A ação pretende assim suprir a necessidade diária de mil a 1100 unidades de sangue em Portugal, querendo também sensibilizar a comunidade para a importância de manter as reservas de sangue em níveis estáveis.
A iniciativa é aberta a toda a comunidade e não exige marcação. Para conseguir participar, é necessário preencher alguns requisitos, como ter ter entre 18 e 65 anos (ou 60 anos se for a sua primeira dádiva), um peso igual ou superior a 50 quilos e ser saudável. Na altura, será necessário apresentar um documento de identificação com fotografia e deverá tomar o pequeno-almoço, assim como hidratar-se com líquidos não alcoólicos antes e depois da dádiva.
Durante a manhã, será também possível inscrever-se para a doação de medula óssea. Para se registar como dador, neste caso, é necessário ter um peso igual ou superior a 50 quilos, ter entre 18 e 45 anos e estar saudável. Para mais informações, pode consultar o site do Instituto Português do Sangue e da Transplantação.
Esta será apenas a primeira de duas campanhas de dádiva de sangue que vão ser realizadas pela União de Freguesias de Carnaxide e Queijas ao longe deste ano.