fit

Prove esta feijoada de bacalhau, uma versão mais saudável do prato tradicional

Na receita de Sandra Nereu, o bacalhau é cozinhado com pele e espinhas, elementos que "transmitem um sabor especial".
Trata-se de uma sugestão da página “Panelinha de Sabores”.

Apesar de ser um dos pratos mais tradicionais da cozinha portuguesa, a feijoada está longe de ser dos mais saudáveis. Por sorte, como para quase tudo hoje em dia, já tem versões menos calóricas — e que, nem por isso, deixam de ser saborosas.

Exemplo disso é esta feijoada de bacalhau, uma sugestão do blogue “Panelinha de Sabores”. Trata-se de uma receita “saudável e fit, cheia de proteína e fibra”, que tem ainda a vantagem de ser bastante prática, por permitir fazer dois almoços de uma única vez, explicou Sandra Nereu, autora da página. “Cozinho sempre com bastante couve e feijão. No dia seguinte, acrescento ovos para escalfar no molho”.

Aqui, o chouriço e o bacon, ingredientes característicos da versão original, ficam de fora do tacho. “Na minha opinião, são completamente desnecessários. Até acho que o chouriço só vai retirar o sabor pretendido, que é a bacalhau”.

Sandra sugere ainda que cozinhe o peixe sem retirar a pele e as espinhas, pois “transmitem um sabor especial”.

Do que precisa

— 2 postas de bacalhau demolhado
— 1 cebola picada
— 4 dentes de alho picados
— 2 colheres de sopa de azeite
— 2 cenouras
— 1/2 couve lombarda
— 1 lata de tomate em pedaços
— 4 folhas de louro
— 1/2 molho de salsa
— 1 colher de chá de pimentão doce (paprika)
— 1 colher de sopa de massa de pimentão
— 1 pitada de flocos de piripiri
— sal q.b
— 600g de feijão branco cozido

Como se faz

Leve um tacho com a cebola e o azeite ao lume. Quando a cebola amolecer, adicione o alho, o tomate e a cenoura partida em rodelas ou meias luas. Acrescente um copo de água.

Em seguida, parta a couve lombarda em pedaços e adicione ao tacho logo que esteja a ferver.

Depois acrescente os temperos: folhas de louro, molho de salsa atado, pimentão doce, massa de pimentão, piripiri e sal. Retifique a água e deixe ferver durante 10 minutos.

Parta as postas de bacalhau em pedaços — sem retirar as espinhas, pois são elementos que dão sabor —, coloque-as no tacho e deixe ferver mais cinco minutos.

Por último, adicione o feijão cozido, e cozinhe por mais cinco minutos.

Carregue na galeria e descubra outras oito refeições principais (e com poucas calorias) simples de preparar em casa para a família inteira.

MAIS HISTÓRIAS DE OEIRAS

AGENDA