fit

Passeio Marítimo de Oeiras vai receber uma Caminhada Mágica — todos podem participar

Promovida pela CERCIOEIRAS, a iniciativa está marcada para 25 de maio, às 21 horas. O objetivo é só um: iluminar o caminho da inclusão.
As edições anteriores foram um sucesso. Foto: CERCIOEIRAS

Fazer desporto e cuidar da saúde, ao mesmo tempo que ajuda uma boa causa. É uma atividade “três em um” que vai acontecer este mês, e na qual todos podem participar, desde miúdos a adultos, pessoas mais jovens ou mais velhas. Só precisa de roupa confortável e muita energia para fazer parte do grupo que vai integrar esta Caminhada Mágica.

O local e a data estão escolhidos: será no Passeio Marítimo de Oeiras, a 25 de maio, sábado. O objetivo é só um: ajudar a CERCIOEIRAS, instituição sediada em Barcarena, que desde 1975 luta pela inclusão de pessoas com deficiência. A XII Caminhada Mágica, sob o mote “Juntos Vamos Iluminar o Caminho da Inclusão”, vai partir da Praia da Torre (junto ao Bar Luar da Barra) até à Praia de Paço de Arcos, num percurso total de 7,3 quilómetros.

“Esta já é uma tradição de muito sucesso, realizada no âmbito da Campanha Nacional do Pirilampo Mágico (de 9 maio a 2 de junho), que muito ajuda a sensibilizar a sociedade para a questão da deficiência intelectual e promoção da inclusão”, refere a instituição. 

Apesar de esta ser já a décima segunda edição, este ano há uma grande novidade. Será a primeira vez que o evento vai acontecer em formato noturno. Assim, a caminhada terá início pelas 21 horas. A receção dos participantes será feita a partir das 20 horas. 

Caso queira participar, tem duas opções de inscrição à escolha: o kit sem lanterna (5€), que inclui um saco-mochila, uma T-shirt, um pirilampo, um snack e água, ou o kit com lanterna (10€), que inclui um saco-mochila, uma T-shirt, um pirilampo, um snack, água e, ainda, uma lanterna de tamanho único. O kit será entregue no dia do evento ou poderá levantá-lo na sede da CERCIOEIRAS, entre os dias 20 e 24 de maio.

Neste momento, já há mais de 250 inscrições. Por isso, se não quer deixar de participar, não perca mais tempo a inscrever-se. Pode fazê-lo online através deste formulário, até dia 17 de maio. O valor das inscrições reverte na totalidade para a CERCIOEIRAS.

“Com os fundos recolhidos, a CERCIOEIRAS irá equipar o seu novo centro, em Porto Salvo, que será construído pela Câmara Municipal de Oeiras, para dar resposta a 24 pessoas com deficiência intelectual integradas em lar residencial e mais 30 pessoas com deficiência intelectual integradas no Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão”, refere a organização. 

Aproveite para ler o artigo sobre o jardim sensorial que a CERCIOEIRAS inaugurou em outubro de 2023, como celebração dos 48 anos de atividade. Veja as imagens na galeria, em baixo. 

MAIS HISTÓRIAS DE OEIRAS

AGENDA