fit

Ovos com tomate: o prato de comida de conforto (saudável e barato) que se faz em minutos

Uma receita rápida e fácil de preparar, apreciada um pouco por todo o mundo, é ideal para quando tem pouco tempo e paciência.
É simples de fazer.

Viajar não é só entrar no avião e partir rumo ao desconhecido. É conhecer diferentes culturas e gastronomias. E, para isso, não precisa realmente de sair de casa, é só seguir a receita da nutricionista Lillian Barros, que lhe irá, certamente, reconfortar o estômago.

Os ovos com tomate são um clássico em vários países, incluindo Portugal. No Alentejo e no Algarve existem as famosas tomatadas. Os países do Médio Oriente e alguns do Norte de África têm a shakshuka. Itália gosta dos seus “ovos no purgatório” a que se adicionam pimento e queijo parmesão ou mozzarella para finalizar. E, se formos mais longe, no México existe uma versão que leva também feijões — os ovos rancheiros.

Todas estas receitas têm duas coisas em comum: ovos e tomates, ambos com inúmeros benefícios para a saúde. O tomate contém um elevado teor de vitamina C, potássio, fibra e folato e é um fruto rico em licopeno — um antioxidante que nos protege dos radicais livres presentes nas células. O seu consumo está associado a uma redução do risco de desenvolver cancro, nomeadamente da próstata, e doenças cardíacas, como desracou anteriormente à NiT, a nutricionista Bárbara de Almeida Araújo.

Já os ovos são ricos em proteína, em vitaminas A, do complexo B, D e E, selénio, fósforo e zinco. Além disso, é fonte de triptofano, um aminoácido percursor da serotonina, que ajuda reduzir a ansiedade e aumentar a sensação de bem-estar, ao mesmo tempo que regula a saciedade.

Esta tomatada com ovos reúne várias vantagens para o organismo e ainda é super fácil de fazer. Tome nota.

Do que precisa

— 5 tomates maduros pelados
— 4 tomates cereja
— 1 cebola pequena
— 1 dente de alho
— 2 folhas de louro
— Sal marinho e pimenta-preta q.b.
— 1/2 colher café de pimenta-de-caiena
— 2 colheres de sopa de azeite virgem extra
— 3 ovos
— coentros e/ou salsa picados

Como se faz

Numa frigideira adicione a cebola, o alho e o louro finamente cortados, juntamente com um fio de azeite e deixar alourar levemente em lume brando. Entretanto, pique os tomates pelados e adicione-os à mistura na frigideira. Tempere com sal, pimenta e uma pitada de pimenta-de-caiena. Envolva, aumente ligeiramente o lume e deixe cozinhar durante 10 minutos. Depois abra os ovos sobre a tomatada. Tape e deixe cozinhar até as gemas ficarem firmes. Polvilhe com as ervas frescas e sirva.

Se gosta de experimentar diferentes pratos do mundo, carregue na galeria para conhecer outras receitas da gastronomia internacional.

MAIS HISTÓRIAS DE OEIRAS

AGENDA