fit

Os queques de manteiga de amendoim e chocolate que vai querer comer a toda a hora

Não só são rápidos de se fazer como têm uma combinação de sabores que o vão deixar rendido. E não vão ser sinónimo de remorsos.
Aqui estão eles.

Já ouviu a expressão “dinamic contrast” (contraste dinâmico, em tradução livre)? Este é um conceito que tem ganho cada vez maior expressão, tanto em revistas científicas como em blogues especializados em comida. Apesar de complexo, é mais fácil senti-lo do que explicar.

Este conceito refere-se ao ato de colocar na boca alimentos com sabores ou texturas aparentemente contraditórios, mas que funcionam na perfeição. É o que acontece, por exemplo, quando se junta manteiga de amendoim e o chocolate: o salgado do primeiro e o doce do segundo vão fazer uma combinação única.

Foi a pensar nisto que a nutricionista Bárbara Araújo, autora do blogue “Manias de uma Dietista”, criou uma receita de queques de manteiga de amendoim e chocolate que são um perfeito exemplo deste jogo de sabores. E a própria garante que “são maravilhosos”. O melhor de tudo é que não estragam a dieta, por isso pode comê-los sem culpa, a qualquer hora do dia.

A receita está pensada para confecionar 6 unidades destes queques que são uma agradável e deliciosa opção, tanto para o pequeno-almoço como para o lanche de todos lá em casa.

Do que precisa

— Uma chávena e meia de farinha de aveia
— Um ovo
— Duas colheres de sopa de manteiga de amendoim
— Uma chávena de bebida vegetal
— Uma colher de chá de fermento
— Um quarto de chávena de xarope de ácer ou de tâmara (ou outro a seu gosto)
— Chocolate negro partido aos bocados

Como se faz

Misture o ovo, o xarope de ácer e a manteiga de amendoim numa tigela. Junte depois os restantes ingredientes. Em formas de queques, deite o preparado e leve ao forno pré-aquecido a 180°C durante cerca de 20 minutos.

Se procura outras combinações de sabores, carregue na galeria e descubra 12 receitas de muffins que se preparam em 5 minutos — e que se comem sem culpa.

 

MAIS HISTÓRIAS DE OEIRAS

AGENDA