fit

Os brownies saudáveis de cacau que não vai conseguir parar de comer

"Estes brownies são tão bons que tive de voltar a fazer", confessa orgulhosa a autora, Luísa Fortes da Cunha.
Vai querer repetir.

Não é acaso: o cacau foi dos primeiros produtos a tornarem-se um verdadeiro sucesso de vendas no comércio marítimo. Já nas civilizações antigas era colocado na lista de compras e, séculos depois, continua a ser apreciado em todo o mundo.

A vantagem do cacau é que pode ser um mimo perfeito para os amantes de chocolate sem isso ter de significar uma sobremesa que nos vai deixar com sentimentos de culpa. É tudo uma questão de ingredientes.

Felizmente é isso que encontramos na recente proposta de brownies de Luísa Fortes da Cunha, a autora do blogue “My Casual Brunch”. Encontramos alguns ingredientes bem agradáveis e que nos vão permitir manter esta sobremesa (ou snack) na dieta.

É o caso do cacau que já falamos mas também do poder antioxidante de frutos vermelhos, aqui acompanhados por frutos secos. Faz-se no forno e demora 25 minutos.

Do que precisa

— 6 colheres de sopa de farinha de aveia

— 4 colheres de sopa de cacau puro

— 2 ovos

— 4 ou 5 colheres de sopa de mel

— Raspa de uma laranja

— Duas colheres de sopa de queijo fresco batido ou quark

— Uma colher de sobremesa de extrato de baunilha

— 20 a 30 amêndoas cortadinhas

— Pepitas de chocolate a gosto

— Morangos e mirtilos qb

— Uma pitada de sal

Como se faz

Comece por juntar todos os ingredientes numa taça (menos as frutas) e misture bem. Coloque a pasta numa forma forrada com papel vegetal. Distribua as frutas e algumas pepitas por cima e vai ao forno pré-aquecido a 180 graus durante 25 minutos. Desenforme apenas quando estiver frio ou quase frio.
“Pode pincelar no fim com sumo de laranja e mel para ficar brilhante”, sugere a autora da receita.

Está com pressa e precisa de fazer uma sobremesa? Sem problema. Carregue na galeria e descubra 12 sobremesas saudáveis (e deliciosas) para preparar em 5 minutos.

MAIS HISTÓRIAS DE OEIRAS

AGENDA