fit

Os bombons de tâmara para os dias em que deseja um doce mas não quer estragar a dieta

Só precisa de quatro ingredientes para reproduzir esta receita fit. O segredo está também nos frutos secos para o recheio.
Imagem ilustrativa de Freepik.

É difícil resistir a um doce quando a vontade aperta. O truque está em não ter chocolates ou outro tipo de guloseimas em casa. Porém, todos temos aqueles dias em que nada nos satisfaz mais que uma coisa doce a meio da tarde, depois de uma refeição ou apenas a acompanhar um café. Se está a tentar começar o ano com um regime alimentar mais saudável, a opção passa por encontrar alternativas mais fit para que possa matar o desejo sem culpa.

A receita que partilhamos é da autoria da nutricionista Cátia Carvalho Silva. Só vai precisar de quatro ingredientes para fazer esta espécie de bombons fit, que levam chocolate por fora, mas por dentro nada mais têm que tâmaras e frutos secos. Pode escolher aqueles de que mais gostar como, por exemplo, amêndoas, pistachios, avelãs ou pinhões.

A união de sabores e texturas vai tornar esta proposta viciante, por isso o ideal é tomar nota da receita, para poder reproduzi-la mais vezes e até servir aos seus convidados ou levá-la para casa de amigos. Ajuste a quantidade ao número de pessoas para quem se destinam os bombons.

Pode conhecer melhor o trabalho da nutricionista através páginas de Instagram e Facebook. Caso queira marcar uma consulta presencial ou online, contacte-a através do email catiacarvalhodsilva@nullgmail.com.

Do que precisa

— Tâmaras

— Frutos secos a gosto

— Chocolate de culinária (com teor de cacau superior a 70 por cento)

— Óleo de coco

Como se faz

Numa taça, coloque os pedaços do chocolate e uma colher de chá de óleo de coco. Leve a derreter no microondas. De seguida, abra as tâmaras ao meio e retire o caroço. Disponha-as num tabuleiro. Recheie as tâmaras com os frutos secos a gosto (pode parti-los para se encaixarem melhor) e adicione o chocolate por cima. Leve ao frigorífico durante, pelo menos, três horas antes de consumir.

Para que fique no ponto, o ideal é deixar o preparado no frigorífico durante a noite. A nutricionista aconselha também a quem queira que o chocolate fique mais doce, depois de derretê-lo, adicionar uma colher de café de stevia. 

De seguida, carregue na galeria para conhecer quatro receitas de doces vegan (nenhum leva ovos, nem crus, nem cozinhados).

MAIS HISTÓRIAS DE OEIRAS

AGENDA