fit

Oeiras assinala Semana Europeia da Mobilidade com várias iniciativas nos próximos dias

Entre elas, estão a inauguração de uma ciclovia, visita a novos parques de estacionamento e apresentação de uma nova app.
Foto: Munícipio de Oeiras

A 22.ª edição da Semana Europeia da Mobilidade, uma iniciativa da Comissão Europeia para sensibilização à mobilidade urbana sustentável, arrancou a 16 de setembro e dura, oficialmente, até dia 22, assinalado no calendário como o Dia Europeu Sem Carros. O Município de Oeiras, à semelhança de anos anteriores, associa-se à efeméride com várias iniciativas programadas diariamente até domingo, 24 de setembro. 

A celebração da Semana Europeia da Mobilidade arrancou este domingo, dia 17 de setembro, com a realização da 42.ª Corrida do Tejo, uma das mais emblemáticas provas desportivas nacionais que aconteceu entre Algés e a Praia da Torre, num percurso de dez quilómetros, com a participação de oito mil atletas.

Já nesta segunda-feira, 18 de setembro, foram apresentados, em Queluz de Baixo, os novos autocarros elétricos da Carris Metropolitana, que irão operar entre Algés e Lisboa, no âmbito da expansão da linha de elétrico 15E. Mas há mais eventos que vale a pena estar atento ao longo da semana. 

Nesta terça-feira, 19 de setembro, os oeirenses vão ficar a conhecer o projeto “Oeiras Vai e Volta”, um serviço que funciona como um “tuk-tuk” (veículos ligeiros 100 por cento elétricos), destinando-se a assegurar as deslocações de curta distância nos centros históricos das localidades do concelho, sobretudo em zonas de restauração. O início do percurso acontece junto ao Parque dos Navegantes. A apresentação está marcada entre o meio-dia e as 13 horas, no centro histórico de Paço de Arcos. 

No dia seguinte, quarta-feira, 20 de setembro, o Templo da Poesia, no Parque dos Poetas, irá receber o evento de apresentação da nova app “Oeiras Move”, promovido pela Parques Tejo e a SIBS — Forward Payment Solutions. Serão, assim, apresentadas as funcionalidades desta aplicação digital “que disponibiliza vários serviços aos cidadãos, facilitando o atendimento e reduzindo tempos de espera”, garante a autarquia. A esta apresentação seguir-se-á um painel de discussão dedicado ao tema “Servir melhor o Cidadão por via dos processos de transformação digital”, que contará com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais.

No dia 21 de setembro, quinta-feira, serão realizadas visitas aos quatro novos parques de estacionamento do concelho de Oeiras: Parque do Passeio Marítimo de Algés (na rotunda junto à saída da CRIL), estacionamento da Avenida (Av. Bombeiros Voluntários, Algés), estacionamento dos Lusíadas (Linda-a-Velha) e estacionamento 7 de Junho (Porto Salvo). O ponto de encontro está marcado para as 10h30, com arranque das visitas no Parque do Passeio Marítimo de Algés.

Para encerrar a celebração da Semana Europeia da Mobilidade em grande, o Município de Oeiras irá realizar a inauguração da ciclovia da Medrosa, dia 24 de setembro, domingo, às 11 horas, junto à estação da CP de Oeiras. “Esta nova ciclovia, que irá ligar a estação da CP de Oeiras à Praia da Torre, traduz-se num corredor seguro, confortável e eficiente, promovendo a mobilidade suave e menos dependente do automóvel”, afirma o município. A inauguração será assinalada com a disponibilização de 50 bicicletas para os convidados e munícipes que estiverem presentes e pretenderem fazer este percurso. 

Se é fã de mobilidade sustentável, vai de bicicleta para o trabalho, mas também gosta de praticar exercício físico ao ar livre, carregue na galeria para conhecer oito espaços fitness outdoor espalhados pelas várias localidades do concelho. 

Este artigo foi escrito em parceria com a Câmara Municipal de Oeiras.

MAIS HISTÓRIAS DE OEIRAS

AGENDA