fit

Oeiras arrancou com testes em massa esta semana

Depois da novidade divulgada no final de março, tudo foi posto em prática esta segunda-feira, 5 de abril.
Vai poder ser testado gratuitamente.

No dia 31 de março, o Município de Oeiras dava conta de um programa de testagem rápida à população. Essa iniciativa começou esta semana. O arranque deu-se nesta segunda-feira, 5 de abril, com toda a operação posta em prática.

Cada oeirense poderá fazer dois testes por mês (de 14 em 14 dias) de forma gratuita. Para isso, basta dirigir-se a uma farmácia ou à Unidade Móvel, que será colocada em locais estratégicos do concelho.

O presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, assinalou o arranque com uma visita à Unidade Móvel Itinerante, que está no Bairro do Pombal, na Rua António Macedo, em Oeiras. O objetivo da testagem em massa é o de detetar infeções de forma precoce, ajudando a controlar a pandemia de Covid-19 no concelho.

As farmácias terão disponíveis 50 mil testes numa primeira fase. Quanto à Unidade Móvel, prevê-se a aplicação de 10.000 testes em dois meses. A iniciativa corresponde a um investimento municipal de cerca de 850 mil euros.

Desde o verão, que a Câmara implementou um programa de testes a profissionais de saúde, mas também colaboradores de escolas, bombeiros, funcionários da autarquia ou lares de idosos. Desde então já foram testados neste plano preventivo mais de 7500 pessoas.

MAIS HISTÓRIAS DE OEIRAS

AGENDA