Outubro começa com temperaturas altas para a época, que nos fazem abraçar um verão tardio com tudo o que tem de bom. Estão previstos dias mais quentes que permitem dar os últimos mergulhos do ano, almoçar em esplanadas, sair de casa com poucas camadas de roupa e investir em refeições mais leves e frescas.
Neste último ponto, pedimos ajuda à nutricionista oeirense Cátia Carvalho Silva, para um prato que pudesse ser leve mas nutritivo, rápido de preparar (faz-se em cinco minutos) e sem exigir grandes técnicas gastronómicas para ficar saboroso (ao ponto de passar a manhã no trabalho a pensar no almoço que tem dentro da lancheira).
A proposta é um tártaro de atum fresco com abacate e pepino, super fresco e saciante, que pode deixar preparado na véspera (até fica mais apetitoso) e é prático de transportar. Com inúmeros benefícios para a saúde, o atum tem um elevado teor em ácidos gordos monoinsaturados, proteínas, ferro, fósforo, potássio e vitaminas.
Para conhecer melhor o trabalho de Cátia Carvalho Silva, pode segui-la através das páginas de Instagram e Facebook ou marcar uma consulta, presencial ou online, através do email catiacarvalhodsilva@nullgmail.com.
Do que precisa
— 200 gramas de atum fresco, cortado em cubos pequenos
— 1 abacate maduro, cortado em cubos pequenos
— Meio pepino cortado em cubos pequenos
— 3 a 4 rabanetes cortados às rodelas
— 2 colheres de sopa de sumo de lima
— 1 colher de sopa de molho de soja
— 1 colher de chá de óleo de sésamo
— Sementes de sésamo a gosto
— Sal e pimenta a gosto
Como se faz
Numa tigela, misture o atum fresco com o sumo de lima, molho de soja, óleo de sésamo, sal e pimenta. Depois, acrescente delicadamente o abacate, o pepino e os rabanetes e envolva todos os ingredientes. Para finalizar, polvilhe com sementes de sésamo e está pronto a servir.
Se é fã deste peixe, carregue na galeria para conhecer algumas receitas fáceis de preparar com atum em conserva.