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O segredo do corpo de Liliana Santos: não entrar em dietas ou treinos malucos

Já passou por diversas modalidades, mas agora só treina praticamente no ginásio. Tudo complementado por uma dieta saudável e umas boas horas de sono.
O desporto está na sua vida desde que se conhece como gente.

Começou a carreira, em 1995, como modelo. Pouco tempo depois já era o rosto de muitas campanhas publicitárias e protagonista de outras tantas capas de revistas de moda. Dali partiu, em 2004, para a TVI, onde participou em projetos de ficção como “Inspetor Max” e a icónica série juvenil “Morangos Com Açúcar”. Seguiu-se a apresentação o “TOP+”, onde falava sobre os melhores discos que passavam em Portugal. 

Só faltava mesmo a Liliana Santos chegar ao cinema, um objetivo que atingiu em 2009 com a participação no filme “Second Life”, de Alexandre Valente. Desde então a lista de projetos em que esteve envolvida como modelo, atriz e apresentadora já vai longa. Mas longe está de terminar. Em 2021, justamente no ano em que celebra 40 anos, a carreira de Liliana Santos ganha outra dimensão.

Além do anúncio de que a atriz irá integrar o elenco da nova novela da TVI — cujos pormenores ainda não foram revelados —, Liliana Santos lançou uma marca de biquínis e fatos de banho feitos com tecidos reciclados, como a NiT já tinha noticiado

Diariamente, mais de 309 mil seguidores acompanham a atriz todos os dias no Instagram. E um dos elogios mais frequentes às fotografias que vai publicando tem a ver com o corpo impecável que mantém com esta idade. 

“Eu sempre fiz desporto desde que me lembro de ser gente. Desde pequenina sempre fiz ballet, pela Royal Academy of Dance, até ao grau seis. Portanto, comecei logo muito pequenina, com cinco, seis aninhos. Pratiquei também muita aeróbica, fiz natação também e portanto o desporto surge na minha vida como uma coisa diária desde sempre”, explica à NiT Liliana Santos.

No entanto, e embora reconheça que atualmente exista toda uma cultura à volta da prática desportiva e do universo fit, ela prefere treinar sobretudo no ginásio. Mas não só.

“É verdade que agora faço mais treinos funcionais, mas também gosto muito de andar de bicicleta, de fazer caminhadas no meio da natureza, de andar de patins. Portanto, faço questão que estejam diariamente na minha vida.”

Mas, afinal, qual é a rotina de treinos de Liliana Santos?

Como a grande maioria das pessoas, os treinos da atriz portuguesa variam consoante a disponibilidade. Mas uma coisa é certa: acontecem sempre de duas a três vezes por semana. De preferência, durante a manhã.

“Gosto de treinar, tomar o pequeno-almoço e fazer tudo o mais cedo possível. Depois consigo fazer as tarefas todas do meu dia. Se não o fizer, depois tenho medo que, de repente, não consiga ir treinar porque aparece mais uma coisa ou mais outra para fazer ou organizar ou acabar por me atrasar. Então prefiro fazer logo de manhã, porque assim sei que é mais fácil de cumprir o plano”.

Em relação ao tipo de treino, Liliana Santos explica à NiT que é muito variado. “Normalmente, num dia faço mais pernas, no outro dia se calhar um bocadinho mais de abdominais e a parte superior, mais costas, mais braços. Portanto, vou variando para conseguir trabalhar todos os grupos musculares. E também complemento com um bocadinho de cardio pelo menos num treino da semana.”

De vez em quando, também não perde a oportunidade de fazer aulas em grupo como as de total condicionamento e aquelas mais localizadas de pernas, já que é o grupo que “como todas as mulheres”, salienta, acaba por trabalhar mais.

Fora das quatro paredes do ginásio, a atriz pratica uma atividade que tem também efeitos na sua boa forma física, mas sobretudo mental.

“Eu pratico ioga há bastante tempo (16, 17 anos) e a minha vertente é Sámkhya. Este tipo de ioga é muito integral, no sentido em que para além de ser físico, acaba também por ser espiritual e mental também. Complementamos com mantras e com as respirações também tradicionais do ioga.”

E quais são os segredos da alimentação?

A resposta para isto pode ser controversa, já que para Liliana Santos o segredo é apenas um: manter uma alimentação equilibrada, onde as pessoas podem e devem comer de tudo. 

Não há nada que eu não possa comer. Eu como de tudo. Agora, a questão é: temos de equilibrar as quantidades que comemos e a regularidade com que comemos determinadas coisas que eventualmente não sejam tão saudáveis para nós. Como, por exemplo, adoro batatas fritas, mas não como batatas fritas a toda a hora, como é óbvio. Mas lá está, não as deixo de comer. Só tento é equilibrar as coisas.”

Um dos truques que tem na manga para equilibrar a sua alimentação passa por ter plena consciência de que se num dia abusa nas quantidades, no outro passa a ser quase imperativo fazer uma alimentação menos calórica.

“É o melhor e até acho mesmo que é o segredo para manter a boa forma, porque, de repente, o que as pessoas fazem é restringir muito a alimentação e depois quando comem, fazem-no desmesuradamente. E eu acho que isso cria uma descompensação no organismo.”

O descanso: o segredo principal do corpo definido de Liliana Santos

“No meio disto, verdadeiramente, o que eu acho que é o principal é o descanso. É absolutamente importante dormir e dormir bem e dormir à noite. Eu acho que esse é o meu segredo, efetivamente. Eu sou uma pessoa que gosta de se deitar cedo, bastante cedo. E é para mim importante dormir durante o horário da noite. É assim que acredito que o organismo vá recuperar e restabelecer todas as energias de todos os órgãos, criando o equilíbrio e o bem-estar para o dia a dia”, esclarece a modelo lisboeta. 

Contudo, deixa uma ressalva. Segundo Liliana Santos, é importante que cada pessoa se conheça a ela própria e ao seu corpo, porque só assim é que será capaz de se ajustar nesta simbiose entre o exercício físico e a alimentação. 

“Não há uma receita que dê para todas as pessoas. Portanto, temos que nos conhecer e tentar encontrar um melhor equilíbrio para nos sentirmos bem, obviamente, sem grande esforço. Porque isso é que eu acho que é o principal. Não entrar em dietas, não entrar em treinos malucos e completamente exagerados. Não sou nada a favor disso, nem em termos de alimentação nem em termos de treinos. Zero.”

Apesar de defender um lado introspetivo como um processo importante para ter uma boa condição física e mental, a atriz reconhece que é um trabalho que não precisa de ser feito sozinho. “Personal trainers e nutricionistas podem ajudar-nos, porque têm realmente conhecimento e nós depois devemos adaptar àquelas informações que nos estão a dar ao nosso corpo. Assim, é verdade que nos conseguem ajudar a atingir os nossos objetivos.” Mas também há outras formas — e que até se complementam a estes especialistas.

No caso de Liliana Santos, começou por ler (e bastante) sobre diversos cenários que estão em torno da alimentação. Aliás, recorde-se que a ex-apresentadora já tinha lançado um livro em 2016, “Em Forma Todo o Ano”, onde partilha dicas para um estilo de vida mais saudável através da ajuda de exercícios físicos e de planos alimentares que, como já se sabe, são mega inclusivos. 

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