Se há fruta que não falta na casa dos portugueses ao longo de todo o ano é a maçã. Além de saborosa é bastante benéfica para a saúde. É rica em fibras, tem poucas calorias e muitos nutrientes entre vitaminas, ferro, cálcio, diminui a absorção de açúcar equilibrando os níveis de glucose no sangue, ajuda a reduzir o colesterol, combate a prisão de ventre, ajuda a prolongar a sensação de saciedade, entre outros.
Esta fruta é também uma das mais práticas para comer em qualquer lado e a qualquer refeição, das mais versáteis, já que são múltiplas as utilizações que lhe pode dar, além de comê-la fresca. Pode fazer puré, assá-la, cozê-la e incluí-la em diversas receitas, principalmente quando se tratam de doces e sobremesas.
A maçã é protagonista desta receita partilhada pela nutricionista oeirense Cátia Carvalho Silva. Quem resiste a um bom bolo de maçã? A frescura da fruta sente-se entre a maciez da massa do bolo, que se torna ainda mais perfeita ao juntar um dos ingredientes que melhor casa com o sabor da maçã: a canela, que, entre outros benefícios, é rica em triptofano — um percursor da serotonina, responsável por baixar os níveis de stress e aumentar a sensação de bem-estar.
A combinação de maçã com canela é uma das mais populares no mundo saudável (e não só). Pode ser usada em panquecas, queques, a acompanhar iogurtes e em muitas sobremesas, como este bolo que fará as delícias de toda a família. Apostamos que se não disser que não não tem açúcar, nem sequer farinha branca, ninguém vai notar diferença.
Conheça o trabalho de Cátia Carvalho Silva através das páginas de Instagram e Facebook. Se quiser, pode marcar uma consulta presencial ou online com a nutricionista através do email catiacarvalhodsilva@nullgmail.com.
Do que precisa
— 3 ovos
— 1 maçã grande ou 2 pequenas
— 200 gramas de farinha de amêndoa
— 1 colher de sopa de mel
— 3 colheres de sopa de azeite
— 1 colher de chá de essência de baunilha
— 1 colher de café de fermento
— Canela a gosto
Como se faz
Numa taça, comece por bater os ovos, adicionando a essência de baunilha, o mel e o azeite. De seguida, junte a farinha de amêndoa, o fermento e um pouco de canela ao anterior preparado e misture bem até formar uma massa homogénea. Descasque a maçã em pedaços pequenos.
Numa forma de ir ao forno, coloque uma camada de maçã e depois verta a massa. Por cima adicione mais uma camada de maçã. Por fim, polvilhe com canela e um fio de mel. Leve ao forno pré-aquecido a 200 graus durante cerca de 30 minutos.
O bolo de iogurte é também muito típico da cozinha portuguesa. Se é fã, carregue na galeria para conhecer outras receitas saudáveis e deliciosas com várias sugestões deste tipo de bolo.