Os primeiros registos de receitas similares ao atual cheesecake remontam ao tempo da Grécia Antiga. Desde então, a versão original sofreu várias alterações. Hoje em dia, quase todos os países do mundo têm a sua receita — existem variações para todos os gostos.
A base comum, como o próprio nome indica, inclui um ingrediente indispensável: o queijo. Mas, e se lhe dissermos que existe uma alternativa em que este laticínio pode ser dispensado? A versão da nutricionista Carolina Reis Amaro, da equipa Com Sentido, leva um iogurte proteico natural, que oferece a densidade necessária à sobremesa, mas com muito menos calorias.
A melhor parte é que tem os nutrientes necessários para começar bem o dia. Pode até prepará-lo na noite anterior, deixar no frigorífico e comer ao pequeno-almoço. Sim, é verdade. Até porque só vai precisar de ingredientes que, normalmente, se consomem ao pequeno-almoço, como iogurte, aveia, bebida vegetal e, também, a lima.
Este é um citrino repleto de poderosos benefícios para a saúde como, por exemplo, o facto de ser uma boa fonte de vitamina C e fibra. Esta fruta é também uma fonte de antioxidantes.
Esta sugestão de cheesecake de lima vem, no entanto, em formato mini. A receita foi pensada à medida de uma porção individual. Se for insuficiente, dobre as quantidades dos ingredientes para que toda a família possa provar.
Do que precisa
— 3 colheres de sopa de farinha de aveia
— 1 iogurte proteico natural
— 1/2 lima
— 50 mililitros de bebida vegetal ou água fervida
Como se faz
Misture a aveia com a bebida vegetal, ou água, até formar uma papa. Reserve. Entretanto junte o iogurte proteico com o sumo e as rapas da lima. Numa taça coloque a papa e adicione, por cima, o iogurte. Adicione mais rapas, leve ao frigorífico o tempo suficiente para ficar fresca e está pronto a servir.
Se adora sobremesas refrescantes carregue na galeria para descobrir algumas receitas de gelados caseiros fáceis de preparar.