fit

O iogurte 0% gordura que serve como snack e molho de refeições está com desconto

A proposta está disponível com mais de 30 por cento de desconto. Além disso, o sabor versátil soma pontos à escolha.
Para intercalar a dieta.

Apesar do nome, o célebre iogurte grego não foi criado na Grécia. Na verdade, este lacticínio tem as suas raízes nos Balcãs e na Turquia. Aliás, o termo iogurte deriva do turco yoğurt que significa “denso” ou “tornar denso”. No entanto, o processo de fermentação do leite é uma prática muito antiga entre vários povos desta região do mundo.

O iogurte só se tornou grego quando começou a ser comercializado nos EUA por um imigrante que o levou da Grécia para o supermercado de comida grega que tinha em Queens, Nova Iorque. 

Kostas Mastoras, o dono do tal negócio, que afirma ter sido o primeiro a levar o lacticínio para os Estados Unidos, não reivindica autoria do nome pelo qual ficou conhecido. A origem exata é incerta, mas pode ter sido apenas por ser vendido numa loja grega. Outros argumentam que se tratou de uma estratégia de marketing deliberada, associando o produto ao imaginário popular dos norte-americanos sobre a dieta mediterrânea.

Origens à parte, o que é certo é que este iogurte se tornou extremamente popular, por uma caraterística específica: contém aproximadamente três vezes mais proteína que o tradicional. Por outro lado, o teor de gordura do grego tende a ser maior, logo mais calórico. Uma forma de contornar este problema é optar por uma versão com zero por cento de gordura, como o Yaos da Nestlé. O melhor? Neste momento está com 30 por cento de desconto.

Esta receita, que não contém adição de gordura, apresenta um sabor natural que a torna extremamente versátil, podendo ser integrada diariamente em várias refeições. A sua flexibilidade permite que seja combinado com fruta, granola ou até utilizado para preparar molhos para saladas. 

No contexto de alimentação equilibrada, “os iogurtes são uma alternativa versátil e saciante para serem consumidos ao pequeno-almoço ou lanche”, sublinha a nutricionista Catarina Faria. O elevador teor de proteína contribui para o controlo do apetite, ajudando a evitar a sensação de fome. Além disso, são ricos em cálcio e fósforo, dois minerais fundamentais na prevenção da osteoporose.

No caso do Yaos, cada porção de 100 gramas deste iogurte fornece 46 calorias, 6,8 gramas de proteína e 4,5 gramas de hidratos de carbono, dos quais 4,5 gramas são açúcares. Outro dos destaques é o facto de conter apenas de “ingredientes de origem 100 por cento natural”: leite magro, proteínas do leite e fermentos lácteos.

Atualmente, a embalagem familiar está em promoção. Pesa um quilo e está à venda nas lojas físicas e online do Continente por 4,69€, graças ao desconto superior a 30 por cento em relação ao preço original de 6,90€.

Carregue na galeria para conhecer uma seleção de iogurtes proteicos, de outras marcas e preços. 

MAIS HISTÓRIAS DE OEIRAS

AGENDA