fit

O gelado de chocolate caseiro que é uma cópia perfeita do Magnum — mas mais saudável

É uma alternativa menos calórica, mas igualmente refrescante e deliciosa.
Já lhe está a dar água na boca, certamente.

Agora parece que é sério e que o calor veio para ficar. Já se sabe que os meses de verão são sinónimo de férias, praia, passeios e jantares ao ar livre. Mas são, acima de tudo, os meses em que sabe melhor comer deliciosos, doces e refrescantes gelados. 

Sabemos que muitas vezes o mais fácil é ir ao primeiro café que encontrar e comprar um gelado. Mas isso não é o mais eficaz, especialmente se se preocupa com a linha. A verdade é que há alternativas bem mais amigas da dieta.

Mesmo que não seja instantâneo, fazer gelados em casa é cada vez mais fácil, barato e vale mesmo a pena. É por isso que lhe trazemos uma sugestão da página do Instagram “Panelinha de Sabores” de um gelado saudável de chocolate, que faz lembrar os icónicos Magnum.

Saiba, contudo, que o melhor ainda está por vir. A criadora de conteúdos Sandra Nereu preparou não só uma versão saudável e simples como também uma receita para quem é ou gosta de opções vegan. O que as distingue, para além de algumas diferenças de quantidade nos ingredientes, é o leite gordo ou meio gordo que é substituído por uma lata de leite de coco (na versão vegan).

Agora, com propostas para toda a família, não há como não ter este gelado caseiro de chocolate no congelador vezes e vezes sem conta. Os miúdos, sobretudo, vão com certeza agradecer. Conheça a receita, divirta-se a fazê-la e delicie-se no final.

Do que precisa

Ingredientes versão vegan
— Uma lata leite de coco (400ml) em temperatura ambiente e agitada
— Uma colher de sopa de cacau em pó
— Meia colher de sopa de amido de milho (maisena) ou polvilho doce
— 60 gramas de chocolate preto mínimo 70 por cento de cacau
— Quatro colheres de sopa de ingrediente adoçante (ex: agave, xilitol, stevia, eritritol, xarope de tâmaras, de acer, etc.)

Ingredientes para versão saudável e simples
— 400 ml de leite gordo ou meio gordo
— Uma colher de sopa de cacau em pó
— Uma colher de sopa de amido de milho (maisena) ou polvilho doce
— 70 gramas de chocolate preto mínimo 70 por cento de cacau
— Quatro colheres de sopa de ingrediente adoçante (ex: pasta de tâmaras, agave, xilitol, stevia, eritritol, xarope de tâmaras, de acer, etc.)

Para cobertura (opcional)
— 60 gramas de chocolate preto mínimo 70 por cento de cacau
— Meia colher de sopa de óleo de coco ou azeite

Como se faz

Num tacho, junte todos os ingredientes, exceto o chocolate, misture e leve ao lume. Assim que ferver, é hora de adicionar o chocolate. Deixe levantar fervura. Depois, distribua uniformemente o preparado pelas formas de gelado (pode ser de magnum ou popsicles) e coloque os pauzinhos. Leve ao congelador e espere cerca de 5 horas.

Enquanto isso, num instantinho trate da cobertura. Para isso, comece por derreter o chocolate da cobertura com óleo de coco, em banho Maria. Depois, o processo é simples: desenforme os gelados e coloque esta cobertura até meio deles. Pode deliciar-se de imediato ou, se preferir, embrulhe os gelados numa folha de alumínio e volte a colocar no congelador, para que não percam a consistência.

Conheça também mais 15 receitas de gelados saudáveis (e deliciosos) para fazer em casa em pouco mais de cinco minutos. Carregue na galeria para as descobrir.

MAIS HISTÓRIAS DE OEIRAS

AGENDA