fit

O frango com legumes à Brás fit para aproveitar todas as sobras que tem no frigorifico

Além de barata, é uma receita deliciosa e low carb, porque as tradicionais batatas fritas são substituídas por legumes.
Foto: Pingo Doce.

A inflação dos últimos meses fez subir em flecha os preços dos alimentos. Os aumentos têm atingido valores tais que, ultimamente, sempre que chegamos à caixa do supermercado somos surpreendidos com contas astronómicas. Nesta altura, todos os truques para poupar são bem vindos. Um deles começa na cozinha. Aproveitar as sobras de outras refeições e reinventar receitas é a chave da poupança.

Costuma dizer-se que o caril é aquele tempero que fica bem com tudo. Algo parecido se poderá dizer da preparação à Brás — fica bem com frango, peixe ou apenas vegetais. A vantagem desta receita — seja em que versão for — é que é muito rápida de fazer e ótima para os dias em que o tempo ou paciência para cozinhar não abundam. E é também uma forma de aproveitar os legumes que estão esquecidos no frigorífico, assim como frango que possa ter sobrado.

Esta recita de frango à Brás partilhada pelo Pingo Doce não leva batatas fritas. Estas foram substituídas por vegetais e o truque para que a sua falta não seja sentida é cozinhar pouco o alho francês, que deve ficar ligeiramente al dente. O objetivo é deixá-lo crocante para que fique com uma textura semelhante à dos típicos palitos do tubérculo. Além de uma refeição barata é extremamente deliciosa e low carb.

Do que precisa

— 40 gramas de cebola
— 1 alho picado
— 100 gramas de alho francês
— 1 colher de sopa de azeite
— 150 gramas de sobras de frango bem desfiadas
— pimenta q.b.
— 3 ovos
— ½ colheres de café de sal
—1 colher de sopa leite meio gordo
— 100 gramas de curgete
— 2 colheres de sopa de salsa
— 6 azeitonas pretas
— 8 tomates cherry

Como se faz

Numa frigideira, aloure a cebola, o dente de alho e o alho francês com o azeite. Junte o frango, tempere com pimenta e misture bem. Bata os ovos com o sal e o leite e deite a mistura sobre o frango, mexendo suavemente até começar a coagular (não cozinhe demasiado, para os ovos ficarem cremosos). Adicione a curgete e envolva-a delicadamente no preparado. Cozinhe durante 1 ou 2 minutos, só para aquecer, e deixar a curgete crocante. Retire do lume, salpique com a salsa e finaliza com as azeitonas e o tomate cherry.

Carregue na galeria e descubra cinco receitas saudáveis e deliciosas para aproveitar sobras de peixe.

MAIS HISTÓRIAS DE OEIRAS

AGENDA