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O delicioso cheesecake de caju e frutos vermelhos que não leva bolachas (nem farinha)

A receita é de Lilian Barros, autora do blogue “Santa Melancia”, e inclui tâmaras, amêndoas, bebida de coco e xarope de agave.
A receita é da nutricionista Lillian Barros.

Todas as ocasiões são boas para se deliciar com uma fatia do popular cheesecake, o ponto final perfeito para qualquer refeição e a alternativa ideal para quebrar a rotina à hora do lanche. E existem tantas variações, que será difícil não descobrir uma capaz de satisfazer as exigências de todos — sim, até as dos mais “esquisitinhos”. Entre as opções mais saudáveis, encontra a esta de caju e frutos vermelhos da nutricionista Lilian Barros.

Lilian é a autora do blogue “Santa Melancia”, no qual partilha “receitas deliciosamente saudáveis que inspiram diariamente” os seus pacientes, como a da sopa detox de couve-flor e canela, uma aposta segura na hora de recuperar dos excessos da quadra festiva. Por lá, também não faltam possibilidades para aqueles que não resistem a um doce.

“Acho que não temos de ser robots dietéticos, nem vivermos numa prisão alimentar”, escreveu no seu Instagram. Não é de estranhar, portanto, que dê a conhecer as suas reinvenções das mais populares sobremesas, como é o caso deste cheesecake. Além de cajus e frutos vermelhos, leva tâmaras, amêndoas, bebida de coco e xarope de agave. Veja como aprender a prepará-lo.

Do que precisa

Base

— 1 chávena e meia de tâmaras sem caroço

— 1 chávena e meia de amêndoas com pele

— 1 pitada de sal rosa

Recheio

— 1 chávena e meia de cajus

— 100 ml de bebida de coco não açucarada

— 1 colher de sopa de óleo de coco

— 2 colheres de sopa de xarope de agave

— canela em pó q. b. (opcional)

Topping

— Frutos vermelhos frescos à sua escolha

— Folhas de menta fresca

Como se faz

Comece por preparar a base. Triture as tâmaras, as amêndoas e o sal até obter uma mistura grosseiramente homogénea e pegajosa. Preencha o fundo de uma tarteira com a mistura, mantendo não mais do que um dedo de espessura, e leve ao congelador.

De seguida, faça o recheio. Demolhe os cajus durante a noite, elimine a água e reserve. Depois, triture-os com a bebida de coco, o óleo de coco e o xarope de agave. Verta a pasta obtida sobre a base previamente preparada e leve ao congelador. Na hora de servir, coloque os frutos vermelhos e as folhas de menta por cima.

Carregue na galeria para conhecer outras opções saudáveis e fáceis de preparar.

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