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O cheesecake fingido que pode comer de manhã antes de ir treinar

Não tem base de bolacha, não leva açúcar, natas ou manteiga. É proteico e faz-se em dez minutos.
Imagem ilustrativa.

O cheesecake é uma sobremesa, no geral, muito apreciada, especialmente nos meses quentes, pela frescura do recheio e da compota na cobertura. Misturada com a base de bolacha, resulta num conjunto bastante guloso, mas muito doce. Por isso mesmo, a versão original tem sofrido várias adaptações, multiplicando-se as receitas feitas por quem não resiste à sobremesa, mas quer uma alternativa menos calórica e mais saudável. 

Existem variações para todos os gostos, com diferentes opções de base, recheio e cobertura. Os sabores vão mudando, a consistência altera-se, mas há um ingrediente que não pode faltar em nenhuma receita: o queijo. Na versão que partilhamos foi utilizado ricota. 

Mas a grande mais-valia da receita proposta pela nutricionista oeirense Cátia Carvalho Silva passa por ser uma opção proteica, que a torna perfeita para comer ao pequeno-almoço ou ao lanche, antes de ir treinar, seja no ginásio, ao ar livre ou até em casa. Porém, a grande diferença é que nesta receita não há qualquer base mais sólida, apenas o creme e a cobertura.

É uma versão mais light que vai satisfazê-lo, quer ao nível da saciedade, quer da gulodice, dando-lhe ainda um boost de energia para a prática de exercício físico a seguir. A cremosidade do resultado vai conquistá-lo à primeira colherada, para começar bem o dia. Pode até prepará-lo na noite anterior, deixar no frigorífico e de manhã, está pronto a consumir.

Caso queira levá-lo na marmita para comer ao lanche, confecione o preparado diretamente num pequeno frasco de vidro, com tampa, prático para transportar. Para conhecer melhor o trabalho de Cátia Carvalho Silva pode segui-la através das páginas de Instagram e Facebook ou marcar uma consulta, presencial ou online, através do email catiacarvalhodsilva@nullgmail.com.⁣

Do que precisa

Para o creme

— 10 gramas de iogurte grego sem açúcar

—  colher de sopa de queijo ricota

— 1 colher de sopa de mel

— 1 ovo

Para a cobertura

— 1 colher de sobremesa de compota de frutos vermelhos sem açúcar adicionado

— 1 colher de sobremesa de chia

— 2 colheres de sopa de água

— Frutos vermelhos a gosto (opcional)

Como se faz

Para o creme, misture bem todos os ingredientes com uma vara de arames e coloque numa taça pequena de dez centímetros de diâmetro. De seguida, coloque na airfryer a 180 graus durante uns oito minutos, ou no forno apenas até estar dourado por cima. Deixe arrefecer. Para a cobertura, misture a compota, a chia e a água e cubra o preparado anterior. Coloque no frigorífico durante, pelo menos, quatro horas. Antes de servir, adicione alguns frutos vermelhos (como mirtilos, por exemplo), por cima, a gosto. 

Carregue na galeria para conhecer outras sobremesas menos calóricas sugeridas pela nutricionista oeiresense.

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