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O brás de legumes para quem não gosta de bacalhau mas adora comida de conforto

A proposta é da nutricionista oeirense Cátia Carvalho Silva. Pode fazer com os vegetais que tiver no frigorífico.
Comida de conforto, mas saudável.

Existem sempre aqueles dias em que estamos sem imaginação para cozinhar ou não temos paciência para estar horas na cozinha a fazer pratos muito elaborados, mas queremos uma comida que nos conforte, no fim de um dia cansativo. Se for rápida e prática de fazer, melhor ainda.

A receita que partilhamos preenche todas estas características, além de ser muito saborosa. O melhor de tudo: só vai sujar uma panela. Falamos de um brás de legumes, com um toque muito diferente do bacalhau à brás a que está habituado. A proposta foi partilhada pela nutricionista Cátia Carvalho Silva, que a adaptou de outra receita que já conhecia. Cátia contou que fez o prato com o que tinha em casa no dia, por isso qualquer pessoa pode fazer o mesmo. 

É uma receita totalmente aberta a adaptações e cada chef caseiro é livre de criar o seu próprio brás de legumes, com criatividade, de acordo com os ingredientes de que mais gostar. Para acrescentar sabor ao prato, não é feito com batata palha normal, mas sim com batata doce frita. 

Se tiver curiosidade em conhecer outras receitas da nutricionista ou quiser marcar uma consulta presencial ou online, pode encontrá-la nas páginas de Instagram e Facebook ou contactá-la através do email catiacarvalhodsilva@nullgmail.com.

Do que precisa

— Legumes a gosto. Aqui foram usados cogumelos, espargos e pimentos.

—  4 ovos

—  Batata doce frita, a quantidade depende se gosta de mais batata ou mais legumes.

— Mix de especiarias: caril, curcuma e pimenta.

Como se faz

Comece por cortar todos os legumes que utilizar em bocados mais pequenos, numa quantidade a gosto, seja para mais ou menos pessoas, e levar a saltear com azeite numa frigideira grande. Quando já estiverem cozinhados, adicione as batatas doces, previamente cortadas, à mistura de legumes e mexa bem.

De seguida, bata os ovos e tempere-os a gosto. Acrescente-os ao preparado e deixe cozinhar ligeiramente. Sirva o prato na hora para comê-lo ainda quente e, se quiser, pode salpicar com salsa por cima. 

Carregue na galeria para conhecer outras propostas de receitas vegetarianas que vão levar sabor e saúde à sua mesa. 

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