fit

O bolo de chocolate mais saudável que se faz em apenas 2 minutos no microondas

A proposta é da nutricionista oeirense Cátia Carvalho Silva. Pode ser feita até mesmo por quem não sabe cozinhar.
Imagem ilustrativa de Freepik.

A previsão do tempo para este domingo, 25 de fevereiro, é desanimadora para uns e entusiasmante para outros. Com a promessa de chuva e vento durante todo o dia, estão criadas as condições perfeitas para quem tem como programa favorito ficar em casa a descansar e a ver séries, debaixo de uma manta e, se possível, com algo doce para acompanhar.

No entanto, a preguiça está a demovê-lo de sair de casa para comprar uma sobremesa ou mesmo de se enfiar na cozinha durante horas a preparar um bolo. Na verdade, não precisa de fazer nem uma coisa, nem outra. A sugestão da nutricionista oeirense Cátia Carvalho Silva é perfeita para a ocasião e permite-lhe ter um bolo de chocolate pronto a atacar em poucos minutos.

É um dos favoritos dos portugueses, porém, os produtos utilizados nas receitas mais tradicionais, como as farinhas brancas e os açúcares refinados, nem sempre são as escolhas certas para quem quer manter um regime alimentar mais saudável. A boa notícia é que esta versão propõe algumas substituições, criando uma receita menos calórica, saborosa e super fácil de preparar.

Só tem de juntar todos os ingredientes e levá-los, numa taça, ao microondas durante dois minutos. É a receita ideal para quem não sabe cozinhar, ou até para fazer com os miúdos, de forma a entretê-los num dia em que não vão gastar energia em atividades na rua. 

Para conhecer melhor o trabalho de Cátia Carvalho Silva, pode segui-la através das páginas de Instagram e Facebook ou marcar uma consulta, presencial ou online, através do email catiacarvalhodsilva@nullgmail.com.⁣

Do que precisa

— 1 banana pequena
— 1 ovo
— 2 colheres de sopa rasas de cacau em pó
— 2 colheres de sopa de farinha de aveia
— 1 colher de chá de fermento em pó
— 1 quadrado de chocolate ou pepitas de chocolate

Como se faz

Coloque todos os ingredientes, exceto o quadrado de chocolate, num robot de cozinha. Reduza a puré. De seguida, adicione o chocolate (ou as pepitas) e leve ao microondas durante cerca de dois minutos. Polvilhe com canela e cacau em pó por cima e, para decorar, pode acrescentar dois morangos ou frutos vermelhos. 

Se chocolate é a sua perdição, carregue na galeria para conhecer outras receitas de sobremesas saudáveis com este ingrediente.

MAIS HISTÓRIAS DE OEIRAS

AGENDA