fit

O bolo cremoso de chocolate saudável a que ninguém vai conseguir resistir

O aspeto já é apetecível mas esta sugestão da influencer Vanessa Alfaro tem outro extra: só demora 20 minutos a fazer.
Hmm, delicioso.

Poucos sabores superam o inconfundível gosto do chocolate. E esta até pode ser uma constatação universal, tendo em conta o quão apreciado o chocolate é pelo mundo fora. Isso nota-se bem no facto de ser uma das mais rentáveis indústrias do mundo alimentar.

Este amor (e importância dada) ao chocolate não é de agora. Sabe-se que na cultura azteca, surgida no período pós-clássico na zona do México, “os grãos de chocolate eram considerados mais valiosos do que o ouro”, como destaca um artigo atualizado em 2018 pelo History Channel,

“Mas o que é que isso significa?”, pode estar a perguntar-se. Pois bem, esta civilização usava os grãos com que hoje se faz o tão apreciado chocolate como uma moeda de troca, para comprar comida ou outros bens. Há até uma pesquisa da Smithsonian Magazine, de 2015, que chega a afirmar que algumas pessoas falsificavam os grãos com argila, tal era a importância e a procura pelos mesmos.

Mas deixemos as falsificações e vamos ao que interessa: o sabor (de preferência sem estragar a dieta). É o caso da proposta da criadora de conteúdos Vanessa Alfaro, em que o cacau não serve como troca, mas sim como o ingrediente principal.

Falamos-lhe de um bolo cremoso de chocolate, cuja base é de frutos secos para que por dentro pareça a textura de mousse de chocolate. É uma excelente opção para o lanche de quem é fã de chocolate e não vai ser capaz de resistir.

Abaixo tem disponíveis, numa lista, os ingredientes de que vai precisar para fazer este bolo de chocolate. É importante, no entanto, que saiba que “o ideal é o bolo ficar mesmo mal cozido para ficar super cremoso”. Em pouco mais de 20 minutos estará a prová-lo e, claro, a deliciar-se.

Do que precisa

— 100 gramas de chocolate 70% cacau
— Doze colheres de sopa de farinha de amêndoa
— Cinco colheres de sopa de frutos secos picados (opcional)
— Duas colheres de sopa de óleo de coco
— Duas colheres de sopa de cacau puro em pó
— Uma colher de extrato de baunilha
— Uma colher e de sobremesa de fermento em pó
— Quatro colheres de sopa de açúcar de coco
— Quatro ovos

Como se faz

Comece por envolver todos os ingredientes secos, com exceção do açúcar de coco e o extrato de baunilha. Derreta depois o chocolate com óleo de coco no microondas ou em banho Maria. Entretanto, pré-aqueça o forno a 180°C. Depois, com uma batedeira, bata os ovos com o açúcar de coco e o extrato de baunilha. Envolva os ingredientes secos os ovos já batidos. Adicione, por fim, o chocolate derretido e continue a envolver. Leve ao forno, durante cerca de 15 a 20 minutos.

Se está à procura de outras receitas de sobremesas saudáveis, mas mais rápidas, a NiT selecionou doze deliciosas que se prepararam no máximo em cinco minutos. Carregue na galeria para as descobrir.

MAIS HISTÓRIAS DE OEIRAS

AGENDA