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O bolo caseiro de iogurte, maçã e laranja perfeito para os lanches de outono

A sugestão é da nutricionista oeirense Cátia Carvalho da Silva. Tome nota da receita e experimente fazer em sua casa.
Um bolo caseiro sabe sempre bem.

Esta semana, as temperaturas máximas no concelho de Oeiras baixaram. Estão a chegar os dias mais frios de outono e com eles a vontade de cozinhar pratos e sobremesas de conforto, que aqueçam o corpo e a alma. Um das receitas que não pode faltar nestes casos é, sem dúvida, um bolo caseiro, daqueles que deixam um aroma delicioso pela casa enquanto estão no forno e água na boca assim que saem dele.

Melhor ainda, é se o bolo for feito com ingredientes menos calóricos e mais saudáveis, tal como indica Cátia Carvalho Silva. A nutricionista oeirense substituiu o iogurte normal por um de soja e a farinha de trigo, por espelta e aveia, além de usar mel em vez de açúcar e azeite em vez de outro tipo de gordura como margarina.

A receita, partilhada pela nutricionista no passado dia 16 de outubro, para celebrar o Dia Mundial da Alimentação, não podia ser mais simples e saborosa: um bolo de iogurte, maçã e laranja. É um doce perfeito para fazer ao fim de semana, ou num feriado, quando o ritmo é mais calmo e pode saboreá-lo com tempo, num lanche com a família. 

Se tiver curiosidade em conhecer outras receitas de Cátia Carvalho da Silva ou quiser marcar uma consulta presencial ou online, pode encontrá-la nas páginas de Instagram e Facebook ou contactá-la através do email catiacarvalhodsilva@nullgmail.com.

Do que precisa

— 1 iogurte (usei soja natural)

— 3 copos de iogurte de farinha de espelta e/ou aveia

— 4 ovos

— 1 maçã

— 1 laranja

— 1 pau de canela

— 1 colher de sopa de azeite

— 2 colheres de sobremesa de mel

— 1 colher de café de fermento

Como se faz

Comece por tratar da fruta. Coza a maçã com um pau de canela e deixe arrefecer e, de seguida, noutro recipiente, esprema o sumo da laranja e reserve. Depois, coloque todos os ingredientes numa liquidificadora e bata até a massa ficar com uma textura homogénea.

Coloque-a numa forma redonda, com buraco no meio e leve ao forno a 200 graus durante cerca de 30 minutos, ou mais, caso seja necessário. Para saber se está pronto, utilize o truque do palito: espete-o no bolo e se sair limpo, é porque já pode retirá-lo do forno. Sirva-o acompanhado por chá, com um sabor à sua escolha. 

Carregue na galeria para conhecer outras receitas de bolos feitos com ingredientes mais saudáveis. 

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