fit

O banana bread com maçã que é uma tentação (e não leva açúcar)

A receita de Luísa Fortes da Cunha é daquelas que abre o apetite só de olhar.
Vai querer provar.

Há boas notícias para os fãs de banana bread. Não é a mais fácil das receitas mas é super saudável e não precisa de açúcar nenhum. Um pão super simples de fazer, saudável e sem açúcar refinado. E o aspeto é incrível.

Podemos creditar Luísa Fortes da Cunha, autora do “My Casual Brunch” por esta receita de pão de banana. Há detalhes que são opcionais, como juntar um pouco de mel, e pequenos truques que fazem a diferença. A base, por exemplo, inclui banana mas também é abrilhantada por uma maçã.

Tem também margem para usar leite ou bebida vegetal, se quer uma opção mais vegana. Há alguns ingredientes a ter em conta mas depois o processo não é complicado. A maior parte do tempo será de espera, com o forno a finalizar a receita.

Do que precisa

— 3 ovos
— Uma chávena de chá de farinha de aveia
— Uma chávena de chá de farinha amêndoa ou espelta
— Duas bananas esmagadas
— Uma colher de chá de fermento em pó
— Meia chávena de leite a gosto ou bebida vegetal
— Três colheres de sopa de azeite
— Uma colher de chá de canela (se gostar muito de canela pode aumentar a dose)
— Uma colher de sopa de vinagre de sidra (“vai deixar o pão fofinho”, realça a autora)
— Uma banana e uma maçã para colocar aos pedaços
— Mel para pincelar (facultativo)

Como se faz

Coloque os ingredientes num processador e misture tudo (ou pode bater com a batedeira, propõe Luísa Fortes da Cunha). Depois de tudo misturado acrescente meia maçã cortada em fatias fininhas e envolva na massa, mas sem voltar a bater no processador. De seguida coloque a massa numa forma de bolo inglês. Por fim, corte uma banana em fatias e enfeite por cima. À volta pode ainda acrescentar fatias de maçã. Finalmente, vai ao forno pré-aquecido a 180 graus durante 35 a 40 minuto.

Já que vai ligar o forno pode aproveitar e fazer também uma receita de bolachas saudáveis. Carregue na galeria e descubra algumas sugestões que se fazem em poucos minutos.

MAIS HISTÓRIAS DE OEIRAS

AGENDA