fit

O bacalhau gratinado (sem molho bechámel) que pode fazer todas as semanas

A alternativa fit (e muito menos calórica que a tradicional) é o prato ideal para quando recebe convidados que estão em dieta.
Saboroso e nutritivo.

Os portugueses são os maiores consumidores mundiais de bacalhau. Há mesmo quem diga o engenho nacional criou 1001 formas diferentes de o preparar. Porém, nem todas as receitas são amigas da dieta. A boa notícia é que existem cada vez mais formas de confeccionar este peixe tão apreciado e algumas delas são pouco calóricas e igualmente nutritivas.

Batatas fritas, maionese, natas e molho béchamel são alguns dos ingredientes que compõem os pratos tradicionais, o que os torna demasiado calóricos e ricos em gordura. Se não resiste a um bom bacalhau, pode sempre optar por uma receita como esta, apresentada por Sandra Nereu no blogue “Panelinha de Sabores”.

Nesta alternativa ao bacalhau gratinado, as batatas são substituídas por curgete. É uma receita mais equilibrada, mas nem por isso menos saborosa. Tem a vantagem de agradar a quem adora este prato típico, mas não quer dar cabo da dieta.

Do que precisa

— 1 posta de bacalhau demolhado
— 2 cebolas
— 3 dentes de alho
— 2 colheres de sopa de azeite (+ meia colher para untar a assadeira)
— 1 colher de sopa de salsa picada
— sal
— 1 curgete grande ou 2 pequenas
— pão ralado q.b. (farinha de amêndoa ou mandioca para opção low carb)
— 1 mão-cheia de espinafres
— 1 pacote de 200 gramas de natas light
— 50 gramas de queijo ralado

Como se faz

Coza o bacalhau. Reserve 1/2 copo da água de cozedura. Parta em lascas livrando-se de pele e espinhas. Leve ao lume uma frigideira larga com as cebolas partidas em meias-luas e o azeite. Quando estiver quente, adicione o alho picado. Cozinhe em lume brando até a cebola amolecer, junte um pouco de água de cozer o bacalhau se estiver a ficar muito seco. Acrescente também a salsa picada. Envolva o bacalhau, misture e cozinhe mais 2 minutos. Unte uma assadeira com azeite.

Parta a curgete em rodelas finas e passa-as por pão ralado. Cubra o fundo da assadeira com elas. Por cima espalhe o bacalhau, depois os espinafres partidos. Espalhe 80 gramas das natas. Faça uma segunda camada de curgete passada por pão ralado. Espalhe as restantes natas, polvilhe com queijo ralado. Leve ao forno pré-aquecido a 180 graus, entre 30 a 40 minutos.

Se é fã de bacalhau, carregue na galeria e descubra outras três receitas deliciosas e saudáveis.

MAIS HISTÓRIAS DE OEIRAS

AGENDA